Adiar tarefas é bom? Veja 5 maneiras de usar a procrastinação de forma inteligente
Especialista em felicidade revela que adiar tarefas pode estimular a criatividade; veja como

A procrastinação é um hábito de difícil superação e que pode afetar profissionais de diferentes áreas. Apesar disso, o cientista social e pesquisador de felicidade, Arthur Brooks, revelou uma forma de usar o hábito de adiar tarefas para benefícios pessoais.
Em seu livro “Os Arquivos da Felicidade: Insights sobre Trabalho e Vida”, publicado recentemente, o autor explica que, embora tenha uma má reputação, se usada de maneira estratégica em tarefas criativas, a procrastinação pode ser benéfica.
Leia mais: 10 livros essenciais que todo empreendedor precisa conhecer
Nova maneira de encarar a procrastinação
De acordo com Brooks, existem duas maneiras de enfrentar a procrastinação. O autor explica em seu livro que, segundo a visão dos antigos egípcios, o hábito de adiar tarefas pode ser visto como preguiça, mas também pode ser compreendido como uma “espera pelo momento certo”.
Confira a seguir 5 maneiras de usar a procrastinação a seu favor da forma correta, segundo o pesquisador Arthur Brooks.
Leia mais: 6 livros que ajudam a relaxar e dormir melhor à noite
5 dicas para transformar a procrastinação em benefício pessoal
1. Avalie sua situação pessoal
Brooks explica que o hábito de procrastinar ocasionalmente com intenção pode ser benéfico. Apesar disso, o autor destaca que adiar tarefas constantemente não é útil e pode gerar sentimentos de insatisfação ou infelicidade.
2. Desenvolva hábitos de atenção plena
Para os profissionais que se encontram na “categoria” de procrastinador crônico, como escreve o autor, Brooks sugere desenvolver técnicas com práticas que ajudam a sentir o presente.
Limitar distrações durante o trabalho e manter a concentração total em um projeto são hábitos simples que podem ajudar.
3. Use a procrastinação de forma intencional
Atividades que exigem criatividade podem demandar mais tempo para gerar ideias. Nesse sentido, o pesquisador revela que sempre espera um dia após ter uma ideia de um artigo antes de escrever. Brooks explica que é uma forma intencional de praticar a procrastinação sem perder o controle da tarefa.
Esse vídeo pode te interessar:
4. Não desperdice sua procrastinação
O pesquisador ressalta que, embora reservar mais tempo para desenvolver uma tarefa seja útil, gastar esse tempo com o celular, por exemplo, é um desperdício. Como alternativa, Brooks sugere deixar o celular de lado e caminhar para realmente impulsionar a criatividade.
5. Deixe as tarefas inacabadas
Apesar de parecer absurdo, o autor explica que deixar projetos incompletos, de modo que seja fácil retomá-lo futuramente, evita que grandes projetos sejam abandonados pelo meio do caminho. Por exemplo, se estiver em um projeto criativo, pare de trabalhar em um ponto que te deixe animado para continuar e retome-o no dia seguinte.
Leia mais: 7 livros sobre foco e concentração para ler e aplicar no dia a dia
Quebre o ciclo de forma inteligente
Apesar de ser um hábito comum e difícil de largar, a procrastinação pode ser adaptada e gerar bons resultados. Para Arthur Brooks, “sua procrastinação está lhe dando dicas de como você pode ser mais feliz. Cabe a você ouvir”, escreveu o autor em seu livro.
Leia mais: 10 leituras essenciais para quem quer ser um líder de sucesso