Como chefes otimistas criam um ambiente de trabalho mais produtivo e feliz

O fundador da Keurig Green Mountain compartilha sua história de empreendedorismo e seus conselhos para se tornar um líder mais otimista

Créditos: Peter Steiner/ Unsplash/ master1305/ iStock

Robert Stiller 4 minutos de leitura

É fundamental manter uma atitude otimista em qualquer atividade empresarial. No livro inspirador de Shawn Achor, "Antes da Felicidade" (editora Saraiva), ele explica que as pessoas tendem a enxergar o mundo de uma forma que confirma suas crenças fundamentais sobre ele. “Essa realidade é a chave para tudo”, escreve. 

“É o que permite que você perceba oportunidades em vez de obstáculos, novos caminhos em vez de becos sem saída, caminhos para o sucesso em vez de fracasso.” Ao cultivar essa perspectiva positiva, você vai visualizar novas oportunidades incríveis e se sentirá fortalecido por elas.

Mas, como fundador de uma empresa, não basta apenas ter uma visão positiva e clara e uma perspectiva otimista. Você também precisa compartilhá-la com os outros – clientes, investidores, acionistas e, principalmente, funcionários. 

Como meu objetivo era transformar a torrefadora de café que eu tinha acabado de comprar de uma empresa de US$ 100 mil por ano em uma empresa multimilionária, estava empenhado em encontrar e trabalhar com pessoas que pensassem da mesma forma e criar uma visão compartilhada para o futuro.

Mas, primeiro, precisava fazer com que elas entrassem na empresa.

Nunca quis que a visão de nossa empresa fosse apenas minha. Pelo contrário, eu acreditava que era algo a ser desenvolvido coletivamente com os funcionários. Até mesmo as melhores ideias que tive por conta própria ficam melhores quando as compartilho com outras pessoas e incorporo os comentários delas.

Desde o início, reuníamos as pessoas para exercícios em grupo com o objetivo de imaginar o futuro juntos. Uma sugestão poderia ser algo como: vamos imaginar que chegamos à capa da revista "Fortune". O que o artigo que acompanha a imagem diria sobre como nos tornamos tão bem-sucedidos? 

Esse e outros exercícios semelhantes nos ajudaram a identificar os pontos altos que poderíamos almejar no futuro, fundamentando a visão coletiva e incentivando as pessoas a transformá-la em realidade.

APROVEITE O PODER DA MOTIVAÇÃO 

Embora tanto a criação de uma ideia do que você deseja alcançar quanto o compartilhamento e o crescimento dessa ideia com a ajuda de outras pessoas sejam as primeiras etapas necessárias para o lançamento de qualquer empreendimento, o que garante o sucesso final é o trabalho diário.

Quando você se concentra no momento presente e em fazer as coisas da melhor maneira possível, o futuro se encarrega de si mesmo. Você descobre o “como” ao longo do caminho.

Se você focar demais na maneira específica de chegar daqui até lá, isso apenas vai restringir suas possibilidades. Se algo não estiver funcionando bem, basta tentar outra coisa. A realidade é imprevisível demais para predeterminar exatamente como você realizará uma determinada tarefa ou iniciativa. 

Crédito: Freepik

Tinha muita coisa que eu não conseguia prever nos dois primeiros anos da minha empresa. Não previ, por exemplo, que eu perderia meus dois sócios iniciais. Ou que eu trabalharia dias e noites em um escritório caindo aos pedaços, em cima de um restaurante em um shopping center. Ou que, em vez de ser um sócio passivo, como havia planejado, eu seria o CEO muito ativo de uma torrefadora de café que já perdeu muito dinheiro.

Acredito que é aqui que entra o poder da intenção. Pessoas que têm a intenção de realizar algo têm mais chances de serem bem-sucedidas – consciente ou inconscientemente, elas desenvolvem uma confiança interior, "sabendo" que seu objetivo será alcançado.

Quando você se concentra no momento presente e em fazer as coisas da melhor maneira possível, o futuro se encarrega de si mesmo.

Ter uma intenção forte ajuda você a alcançar e manter um estado de fluxo mais frequentemente, ajudando-o a resolver as coisas de forma dinâmica, a reagir aos obstáculos sem se desviar do caminho. Isso apoia sua capacidade de transformar possibilidades em resultados positivos, o que é parte de sustentar uma postura de oportunidade.

Nos negócios, você muitas vezes está voando às cegas. Mas, se sabe para onde está indo e se sua intenção está definida, você chega lá. Visão e intenção, juntas, são o que ajudam os líderes a sustentar um esforço de longo prazo. E uma intenção coletiva, que surge da criação de metas em conjunto, é muito mais forte do que a intenção de um indivíduo sozinho.

Ao co-criar estratégias e estabelecer metas com os funcionários, você começa com um acordo, não com instruções passadas por um líder. A intenção coletiva que resultou quando envolvemos todos na Green Mountain foi fundamental para o sucesso que, afinal, conseguimos alcançar.

Trecho extraído do livro "Better and Better: Creating a Culture of Purpose, Excellence, and Transformative Human Engagement" (Cada vez melhor: criando uma cultura de propósito, excelência e engajamento humano transformador, em tradução livre), , de Robert Stiller , com permissão da McGraw Hill.


SOBRE O AUTOR

Robert Stiller é fundador da empresa de cápsulas de café Keurig Green Mountain. saiba mais