Como dizer ao chefe que está infeliz no trabalho e não ser demitido

Falar geralmente é mais fácil dizer do que fazer

Créditos: grinvalds/ iStock/ pngwing

Nahla Davies 3 minutos de leitura

Mesmo se você ama aquilo que faz, sempre haverá momentos em que vai se sentir insatisfeito com algum aspecto do trabalho. Se você está infeliz no trabalho, saiba que não está sozinho. De acordo com o relatório de 2022 da Gallup sobre o trabalho na atualidade, 19% dos funcionários relatam estar infelizes e 60% dizem se sentir desmotivados em seus papéis e responsabilidades.

Muitos nunca chegam a se abrir sobre seus problemas e acabam pedindo demissão ou sendo demitidos quando o esgotamento afeta a capacidade de realizar as tarefas. Mas a verdade é que os empregadores não querem perder trabalhadores dedicados. Portanto, não fique calado. Se tiver um problema no trabalho, abra o jogo.

É claro que falar é mais fácil dizer do que fazer. A boa notícia é quer há cuidados que se pode tomar para tornar essa conversa menos complicada. Veja como dizer ao seu chefe que você está infeliz em sua função atual, sem ser demitido.

QUANDO FALAR

O momento certo faz toda a diferença. Confessar ao seu

os empregadores não querem perder funcionários dedicados. Se tiver um problema no trabalho, abra o jogo.

superior que você está infeliz não é fácil. Por isso, é melhor evitar dias muito ocupados ou com muito volume de tarefas. Ter uma discussão produtiva sobre um assunto delicado será mais fácil quando seu chefe estiver menos estressado.

Encontre um tempo para conversar quando não houver tumulto e marque uma reunião com antecedência, se possível. Dar um aviso ajudará o chefe a se preparar para processar informações que podem não ser confortáveis de digerir.

O QUE DIZER

Planejar o que dizer vai te ajudar a manter o foco nos principais problemas e evitar que deixe escapar algo por emoção. Algumas dicas para se comunicar efetivamente com seu chefe:

1. Anote os principais tópicos da conversa

Escreva o que deseja dizer e as respostas que pode receber. Dessa forma, você se sentirá preparado para reagir, não importa o que seu chefe diga. Não há necessidade de escrever um roteiro inteiro, mas alguns pontos chave podem ajudar a permanecer na linha de raciocínio.

2. Fique calmo

Mantenha a calma para conseguir expressar suas emoções de maneira saudável. Não deixe sua irritação ou frustração tirar o melhor de você. Fique de olho na postura corporal, para não parecer agressivo ou chateado. Mantenha-se positivo e esteja aberto ao que seu chefe tem a dizer.

3. Explique por que não está mais feliz naquela posição

Exponha seus principais argumentos de forma clara e respeitosa, sem culpar ninguém. No entanto, seja o mais específico que puder, a fim de detalhar o que está impedindo que você trabalhe da melhor maneira possível.

tenha em mente algumas alternativas e mostre que você deseja fazer parte da solução.

Por exemplo, se você é um colaborador cujo pagamento costuma sair com atraso, pode ser que diga: "não gosto de como estou sendo pago". Mas essa frase não é muito específica. Explique que o sistema atual resulta em atraso no pagamento e que você gostaria de começar a usar um novo sistema para receber em dia.

4. Proponha uma solução

Focar apenas no lado negativo não é produtivo. Tente equilibrar suas frustrações expressando também soluções que acha que seriam eficazes. Isso mostra que você deseja fazer parte da solução. Coloque suas habilidades de resolução de problemas para jogo e tenha em mente algumas alternativas antes de partir para a conversa.

5. Ouça

Depois de explicar o que está acontecendo e por que não está mais feliz no trabalho, é hora de ouvir. Seu chefe provavelmente terá perguntas, explicações e talvez até algumas soluções próprias a oferecer.

Se ele não tiver muito a dizer, pergunte se tem alguma ideia para compartilhar. Após o término da conversa, mostre que você estava ouvindo e implemente as correções que discutiram.

QUAL É O PRÓXIMO PASSO?

Se a sua satisfação no trabalho não melhorar ou se seu chefe não oferecer soluções, talvez seja hora de seguir em frente. Comece a procurar outracolocação ou considere a transição para um trabalho por conta própria ou como freelancer. Você não precisa ficar preso em um emprego que não te faz feliz.

De qualquer forma, agradeça ao seu chefe nos dias seguintes à sua reunião para que ele saiba que você apreciou sua disposição de ouvir. Mesmo se não ficar no emprego, você provavelmente deixará uma impressão positiva, que pode se refletir na forma de boas recomendações para um futuro empregador.


SOBRE A AUTORA

Nahla Davies é engenheira de software e redatora técnica em Nova York. saiba mais