Como dizer ao chefe que você não gosta daquele colega chato
Se você se encontra na situação desconfortável de entrar em conflito sério com um de seus colegas, talvez seja hora de contar ao seu chefe
Só porque duas pessoas trabalham no mesmo lugar não significa que elas vão se dar bem. Quando seus valores pessoais, suas formas de cooperar, suas personalidades e suas visões se alinham, isso resulta em um local de trabalho frutífero e harmonioso.
Mas, infelizmente, muitos funcionários costumam bater de frente. E tentar argumentar com um colega com quem você simplesmente não consegue concordar tende a afetar sua produtividade e leva a um estado de estresse contínuo que, eventualmente, pode causar danos duradouros à sua saúde.
Se você está se vendo nessa situação desconfortável e se tem entrado em conflitos sérios com um de seus colegas em várias situações e projetos, talvez seja hora de contar ao seu chefe.
Os três motivos mais comuns de conflitos entre colegas de trabalho são:
1. Oportunidades limitadas
O ciúme e a competitividade tendem a aumentar quando há oportunidades limitadas para avançar na carreira. Nessas circunstâncias, seu colega pode ser facilmente percebido como um rival.
2. Diferenças de personalidade
Conflitos de personalidade entre profissionais às vezes podem ser agravados por questões pessoais. Se você tem um histórico de conflito fora do trabalho com um de seus colegas, esse é um bom motivo para pedir para mudar de departamento.
3. Divergências na maneira de encarar o trabalho
Todo mundo tem seu próprio método e estilo quando se trata de fazer o trabalho. Há quem espere até o último minuto para começar a se mexer, quem prefira fazer tudo sozinho, sem interferência externa, ou ainda os que gostam de trabalhar de forma colaborativa. A maioria fica em algum meio termo entre essas três atitudes.
Quando os sinais estiverem claramente apontando para a necessidade de uma conversa sobre esse assunto com o chefe, você precisa se preparar o máximo possível. Veja como comunicar esse conflito sem se incriminar e sem queimar a sua reputação:
1. Seja o mais objetivo possível
Explique a situação em linguagem calma e clara, usando um tom de voz profissional. Evite ataques pessoais ou reclamações sobre a pessoa em questão. Em vez disso, cite ações específicas que desse colega que estão afetando sua produtividade e seu bem-estar.
Use exemplos pontuais do comportamento problemático para demonstrar suas preocupações, para que seu chefe possa entender qual é o impasse e com o que você tem lidado.
2. Trabalhe em busca de soluções concretas
Tente direcionar o foco da conversa para como vocês podem trabalhar juntos, buscando uma solução que funcione para todos. Deixe claro que você está lidando com o conflito de maneira respeitosa e ponderada e que tem em mente os melhores interesses da empresa.
Adote uma abordagem proativa e ofereça soluções possíveis. Pensar em soluções concretas, em vez de se concentrar apenas nos problemas, pode ajudar a levar a uma resolução mais rápida e positiva.
3. Esteja disposto a negociar
Esteja aberto a concessões. Seu chefe talvez não consiga atender totalmente o seu pedido, mas pode trabalhar junto com você para encontrar outra solução útil que seja mais factível.
Por exemplo, em vez de transferi-lo totalmente para outra equipe, seu chefe pode primeiro sugerir trazer alguém neutro para mediar uma conversa entre você e seu colega. Às vezes, a mediação neutra de terceiros permite que os conflitos sejam resolvidos e as pessoas encontrem um ponto em comum, sem precisar que ninguém seja transferido.
Quando tiver essa conversa difícil, lembre-se de que você é um profissional tendo uma conversa profissional. Evite reclamações mesquinhas ou fofocas. Concentre-se em dar exemplos claros de comportamento inadequado ou problemático de colegas. Esteja aberto à negociação e aceite tentativas de mediação de terceiros.
Oriente a conversa para encontrar soluções práticas e positivas, para que as partes fiquem satisfeitas com o resultado final. Dessa forma, todos poderão trabalhar em um ambiente mais saudável, tranquilo e produtivo.