Como dizer não no trabalho sem carregar aquele sentimento de culpa

Somos ensinados a seguir todas as instruções sem questionar, e dizer não no trabalho - especialmente para seu chefe - pode ser complicado

Crédito: RapidEye/ iStock

Kathleen Davis 2 minutos de leitura

Desde o jardim de infância, somos treinados a seguir instruções. Por isso, dizer "não" no trabalho – principalmente para o chefe – pode ser muito difícil. Mas vamos lembrar de algumas coisas importantes: 

- Se negar a fazer uma tarefa específica não faz de você uma pessoa preguiçosa ou difícil.

- Dizer não para as coisas que não representam o melhor uso do seu tempo libera você para fazer as coisas que são importantes. Pense, por exemplo, nas "tarefas rotineiras do escritório" versus as "tarefas que podem te levar a ser promovido”. 

- Dizer não é uma forma de estabelecer limites saudáveis, para que você não acabe se sentindo esgotado, infeliz na vida e menos produtivo no trabalho.

Agora que você sabe por que não há problema em dizer não no trabalho – e que, às vezes, é até recomendável –, vamos falar sobre como dizer não no trabalho.

Embora possa ser mais estressante dizer não ao chefe do que a um colega, a conduta e a ponderação são semelhantes. No entanto, ao dizer não a um superior, talvez seja necessário dar um pouco mais de explicação.

Por exemplo, se um colega de outro departamento pedir que você elabore uma planilha detalhada dos dados de vendas dos últimos seis meses, você pode explicar que não tem tempo para fazer isso devido à sua carga de trabalho e indicar alguém que seria mais adequado para assumir essa tarefa.

Mas se o seu chefe pedir que você faça a mesma tarefa que consome muito tempo, você ainda pode recusar e, ao mesmo tempo, explicar as consequências de dizer sim. Comece mostrando que você compreende por que ele precisa que a tarefa seja feita. Em seguida, indique como isso pode afetar sua capacidade de trabalhar em outros projetos mais importantes. 

Dizer não é uma forma de estabelecer limites saudáveis, para que você não acabe se sentindo esgotado.

A mensagem nas entrelinhas aqui é: "você provavelmente não vai querer me desperdiçar com essa tarefa enquanto eu poderia estar fazendo algo mais importante pela empresa". O próximo passo é sugerir uma solução melhor. A tarefa não poderia ser automatizada, ou passada para outra pessoa?

A mesma atitude também funciona para outras tarefas, como reuniões das quais você não precisa participar. Ressalte suas outras funções e sugira um meio-termo, como reuniões semanais, em vez de diárias, ou atualizações no Slack.

O resultado: geralmente, as solicitações às quais você quer dizer "não" não são as que fazem melhor uso do seu tempo. Eliminá-las pode ajudar você e o resto da equipe a trabalhar melhor.


SOBRE A AUTORA

Kathleen Davis é editora adjunta da Fast Company. saiba mais