Como transformar a inveja em algo bom no ambiente de trabalho

A inveja precisa ser rapidamente nomeada e processada

Créditos: rawpixel.com/ RapidEye/ iStock

Angie Morgan Witkowski 4 minutos de leitura

Como você reagiria se um colega conseguisse aquela promoção pela qual você também estava concorrendo? O que pensaria se ficasse de fora de um trabalho para o qual um colega foi designado? Como se sentiria se a empresa fechasse um contrato interessante, mas você não fosse selecionado para a equipe do projeto?

Essa sensação se chama inveja.

A inveja no ambiente de trabalho é uma emoção natural. Muitas vezes, é o resultado de uma esperança ou expectativa não cumprida. Perder uma oportunidade pode fazer você sentir inveja da pessoa que conseguiu.

Quando levada ao extremo, a inveja se transforma em uma sensação de constante ameaça, especialmente quando os outros estão vivendo a experiência com que você tanto sonhava.

Uma pitada de inveja geralmente indica que você está investindo na carreira e que tem grandes ambições.

Em sua essência, nem toda inveja é ruim. Experimentar emoções negativas quando as coisas não saem do nosso jeito é normal e, às vezes, pode até ser útil.

Uma pitada de inveja no local de trabalho geralmente indica que você está investindo na carreira e que tem grandes ambições. Quando sente inveja, pode usar essa emoção para refletir sobre como pode crescer com essa experiência.

No entanto, a inveja pode se tornar tóxica rapidamente se não for reconhecida e processada.

Fora de controle, a inveja pode levar a muitos comportamentos de autossabotagem, como tornar-se excessivamente desconfiado, perder a confiança em si mesmo e nos outros e sentir-se constantemente traído. Quando profissionais manifestam essas emoções em seu ambiente de trabalho, eles podem pesar o clima e prejudicar a cultura geral da empresa.

Ser capaz de transformar qualquer indício de inveja em emoções mais produtivas não apenas ajuda a contribuir para um ambiente mais positivo como também faz de você um bom exemplo para seus colegas seguirem.

Aqui estão cinco maneiras de transformar a inveja no trabalho em emoções mais produtivas:

1. Reflita sobre suas emoções

Quando você sentir uma pontada de inveja, em vez de agir cegamente sob efeito dessa emoção, comece nomeando-a. Nomear os sentimentos é uma ferramenta que evita uma reação descontrolada e nos permite começar a diminuir o estresse.

Fora de controle, a inveja pode levar a comportamentos de autossabotagem.

Ser capaz de dizer a si mesmo, “o que estou sentindo é inveja”, permite que você inicie o processo de reconciliação com essa emoção.  Tente não se julgar por sentir o que sente. Em vez disso, concentre-se em aceitar suas emoções e em estar aberto a trabalhá-las.

2. Entenda suas outras emoções

Enquanto você trabalha para se conectar com as próprias emoções, reserve um tempo para imaginar o que mais pode estar sentindo que o levou a sentir inveja. Por exemplo, pergunte a si mesmo: "estou só com inveja dessa pessoa? Ou existem outras emoções em relação a ela?".

Ao colocar as coisas em perspectiva, pode ser que você perceba que admira e tem consideração por aquele colega. Se gosta de alguém, tente focar nas qualidades positivas, reconhecendo que, embora esteja com inveja, existem outros sentimentos mais produtivos que você também nutre por essa pessoa.

Com um pouco de reflexão, você pode perceber que essas emoções têm menos a ver com seu colega de trabalho e muito mais a ver com sua situação pessoal ou com uma necessidade de mudança em sua própria rotina de trabalho, para ganhar mais confiança.

3. Tente controlar só o que você pode

Se esforce para ser responsável por como você se sente e, mais importante, para se responsabilizar sobre o que pode

Manifestar esse tipo de emoção pode pesar o clima e prejudicar a cultura geral da empresa.

fazer sobre a sua atual situação. Você não tem como controlar uma situação externa ou a outra pessoa, mas pode mudar sua atitude e seu comportamento.

Perceber isso pode ajudá-lo a entender onde deve investir seu tempo, energia e esforço. Escreva uma lista de coisas que estão sob seu controle e que podem ajudá-lo a lidar com a situação e garantir que esse cenário não se repita.

4. Tenha empatia

Embora seja fácil ficar preso no sentimento negativo, especialmente quando a pessoa conquistou algo que você queria, tente ser empático com a trajetória dela. Passe algum tempo pensando sobre a situação do ponto de vista do outro e sobre como você se sentiria se estivesse no lugar dele. 

Aprecie os talentos dos colegas e tente entender que o sucesso deles não é um sinal de que você não pode ser bem-sucedido. Tente também entender que eles não estão competindo com você, assim como você não deveria estar competindo com eles.

5. Celebre o outro

Por mais difícil que isso seja no começo, se esforce para entender como você pode celebrar a pessoa de quem sente inveja. Uma expressão sincera de parabéns pode abrir portas para um relacionamento positivo entre vocês daqui para frente. Lembre de como você se sente bem quando seus sucessos são reconhecidos pelos colegas e de como isso cria afinidade.

Lidar com as emoções do jeito mais saudável não é fácil. No entanto, esse é, sem dúvida, o caminho mais gratificante. Você será capaz de ressaltar o que tem de melhor, trazer à tona o que os outros têm de melhor e criar uma cultura de equipe que celebra o sucesso de cada um.


SOBRE A AUTORA

Angie Morgan Witkowski é autora de best-sellers, coach de liderança e palestrante. saiba mais