Dá para conciliar: como dividir o tempo entre trabalho e vida pessoal

Aquela tarefa pode parecer importante e urgente, mas estabelecer limites claros entre vida profissional e pessoal pode ajudá-lo a ser melhor no seu trabalho

Créditos: Racool Studio/ Freepik/ EasyBuy4u/ Choreograph/ iStock

Kathleen Davis 2 minutos de leitura

Estabelecer limites bem definidos entre o trabalho e o tempo reservado para suas coisas pessoais é um problema muito comum. De acordo com uma pesquisa de 2023, 68% dos norte-americanos trabalham enquanto estão de férias. Eu entendo. O trabalho parece urgente e temos a sensação de que estar sempre disponível é necessário.

Mas estabelecer limites entre o trabalho e vida profissional e pessoal pode ajudá-lo a ser melhor no seu trabalho. Assim como é importante dizer não aos compromissos que não representam o melhor uso do seu tempo, estabelecer limites saudáveis reduz a chance de burnout e permite que você seja mais feliz e produtivo. Algumas dicas:

1. Deixe os dispositivos fora de vista

A maneira mais eficaz de manter uma linha clara entre trabalho e tempo pessoal é ter dispositivos separados para cada um. Se você não quiser sentir pressão para responder a e-mails de trabalho, chamadas ou mensagens no Slack ou WhatsApp, não tenha os aplicativos em seus aparelhos pessoais e deixe os de trabalho no escritório ou em outro cômodo em casa.

Claro, isso só funciona se você não tiver dado aos seus colegas e clientes seu número de celular e endereço de e-mail pessoais.

Pode parecer drástico, mas é eficaz – e, realmente, apenas alguns poucos trabalhos são tão críticos a ponto de justificar uma resposta em caso de emergência.

2. Desative as notificações

Se você não está pronto para tomar uma atitude radical dessas, pode começar simplesmente bloqueando um tempo na sua agenda e desativando (ou pausando) as notificações.

Se você tem trabalhado e respondido mensagens à noite, nos fins de semana e nas férias há algum tempo, terá que se esforçar para treinar as pessoas com quem trabalha para mudarem suas expectativas, pois elas estão acostumadas com você disponível o tempo todo.

Ações como desativar notificações, ativar mensagens de ausência do escritório e não carregar o celular da empresa com você só funcionam se você definir explicitamente uma nova expectativa primeiro.

3. Programe uma mensagem de ausência e fique firme

Se você tem um cargo de liderança, provavelmente tem um pouco mais de autonomia para tomar as medidas sugeridas acima e um motivo a mais para fazê-lo: você será o modelo que vai inspirar os funcionários a adotarem limites mais saudáveis.

Pode ser tão simples quanto dizer: “vou começar a desligar às 17h todos os dias e não estarei disponível novamente até às 9h do dia seguinte.” E não quebre sua palavra, fique firma.

Se você tem clientes externos entrando em contato a qualquer hora, adicione esta mensagem a uma resposta automática de e-mail diária. O mesmo vale para férias e fins de semana: especifique os dias e horários em que estará ausente e deixe claro que não vai acessar mensagens nesse período.

Embora seja comum deixar o nome e o contato de uma pessoa ser procurada na sua ausência, isso pode levar a uma sobrecarga para ambos. Se for realmente uma emergência, eles encontrarão alguém. Mas, quanto mais difícil for para as pessoas perturbarem você, menos elas o farão.


SOBRE A AUTORA

Kathleen Davis é editora adjunta da Fast Company. saiba mais