Difícil achar um novo emprego? Procure onde você já trabalha

Pode parecer mais fácil procurar vagas fora da sua empresa, mas vale lembrar das muitas vantagens de se fazer uma mudança interna

Crédito: Istock

Monica Lewis 5 minutos de leitura

Está claro que os últimos dois anos selaram uma mudança significativa naquilo que as pessoas passaram a esperar do trabalho – seja um equilíbrio mais saudável entre vida profissional e pessoal, melhor ajuste aos valores da empresa ou a mudança para um setor totalmente novo.

Essas mudanças alimentaram desde movimentos como a “Grande Renúncia” (ou grande demissão), no qual pessoas mudaram de emprego em índices sem precedentes, até sentimentos mais recentes de profissionais que lamentam a mudança e pedem uma “demissão rápida” (“quitting quick”) do novo emprego.

Dados do LinkedIn têm mostrado que, em comparação com o ano passado, a taxa de trabalhadores que estão deixando seus novos empregos em menos de um ano está aumentando, principalmente em setores como artes e recreação, tecnologia e mídia e serviços administrativos e de suporte.

Muitos profissionais já não têm tanta certeza assim de que a grama do vizinho é mais verde.

Com a queda nas contratações e os sinais de que pode haver algum esfriamento na economia, explorar as vagas abertas internamente está se tornando uma opção importante, pois as pessoas já não têm tanta certeza assim de que a grama do vizinho é mais verde.

Embora possa parecer mais fácil procurar emprego fora de sua empresa, é importante lembrar as muitas vantagens que um funcionário tem ao fazer uma mudança interna. Ele já está familiarizado com o negócio, com a cultura e com o modo como as coisas são feitas na empresa. E, se esse funcionário quiser impulsionar sua carreira, muitas vezes é mais fácil fazer isso onde já trabalha.

A seguir, separamos cinco maneiras de abordar a busca interna de emprego e dar um gás na sua carreira.

1 . Trace caminhos profissionais em potencial alinhados aos seus interesses e objetivos

Comece sua busca interna de emprego determinando os três principais motivos pelos quais está querendo mudar. Comece fazendo a si mesmo algumas perguntas básicas, como:

• Você gosta do trabalho que está fazendo agora, mas quer explorar funções semelhantes em um departamento diferente?

• Ou deseja mudar para uma função totalmente nova?

• Está interessado em oportunidades de liderança ou gestão de pessoas?

Não se esqueça de conversar com as pessoas que atualmente ocupam as funções de seu interesse ou com aquelas que mudaram de cargo internamente. Essa é uma ótima maneira de aprender mais sobre a experiência do dia a dia e obter conselhos sobre como organizar sua mudança com sucesso.

2 . Dê mais destaque às suas habilidades que combinam com as vagas nas quais está interessado

Embora possa parecer estranho atualizar seu currículo ou

Comece sua busca interna de emprego determinando os três principais motivos pelos quais está querendo mudar.

perfil do LinkedIn para uma busca interna de emprego, esse é um ótimo exercício para ajudar a demonstrar suas qualificações. Lembre-se de que o gerente de contratação interno pode não estar familiarizado com suas experiências anteriores ou com a habilidades que pode trazer além daquelas que o seu trabalho atual exige. 

Certifique-se de que seu perfil reflita sua experiência mais atualizada, o impacto que você causou e quaisquer habilidades transferíveis que possam ser aplicadas às funções que está exercendo. Por exemplo, se deseja fazer a transição de uma função de marketing para uma de vendas, pode listar habilidades como comunicação, negociação e escuta ativa.

3 . Informe seu chefe e o envolva em sua pesquisa

É importante ser transparente desde o início com seu chefe sobre a mudança que você está buscando. Concentre-se em tornar a conversa otimista e produtiva, reforçando o desejo de desenvolver sua carreira na empresa e como o trabalho que você realizou sob a liderança dele o preparou para o sucesso, enquanto explora o que poderia vir a seguir.

Lembre-se de que também é do interesse do seu gerente evitar que você deixe a empresa, especialmente se estiver atendendo às expectativas em sua função atual.

À medida que começa a explorar as vagas abertas, seja por meio de algum canal de comunicação onde as funções internas são publicadas para funcionários, seja procurando no LinkedIn, crie um plano de ação e envolva ativamente seu chefe à medida que avança no processo.

Por exemplo, identifiquem e avaliem juntos oportunidades individuais ou peça que para ser encaminhado ao gerente de contratação interno quando estiver pronto para se inscrever.

4 . Leve o processo de entrevista a sério

Mesmo que esteja sendo entrevistado por colegas, não

crie um plano de ação e envolva ativamente seu chefe à medida que avança no processo.

presuma que você tem uma vantagem, especialmente se a equipe de contratação também estiver aceitando candidatos externos. Faça sua pesquisa com antecedência e esteja preparado para falar sobre o que o entusiasma na função, por que está procurando mudar de equipe e sobre projetos anteriores em que demonstrou habilidades transferíveis.

Treine para a entrevista com antecedência, com um amigo ou colega em quem você confia, para garantir que suas respostas sejam claras e sucintas.

5 . Crie um plano para depois da entrevista

Se conseguir o cargo, reserve um momento para comemorar antes de traçar um plano de transição. Marque reuniões regulares com seu gerente para alinhar as metas e definir como será o sucesso nos primeiros 30, 60 e 90 dias.

Se estiver gerenciando uma equipe, especialmente colegas com quem já trabalhou como igual, agende um horário com cada um de seus novos subordinados diretos para conhecê-los melhor, entender seus objetivos e quaisquer desafios que estejam enfrentando e que você possa ajudá-los a superar.

Se não conseguir o emprego, tente se manter otimista, expresse gratidão ao gerente de contratação por ter te considerado e concentre sua energia em encontrar a próxima oportunidade. A boa notícia é que você progrediu o suficiente no processo, o que mostra que é um candidato atraente e com maior probabilidade de ser cogitado para exercer outras funções internas.


SOBRE A AUTORA

Monica Lewis é diretora sênior de gerenciamento de produtos do LinkedIn. saiba mais