Entenda o que é um agente de IA e se isso pode (ou não) roubar empregos

Um agente autônomo de IA se refere a um software que consegue trabalhar sem muita supervisão humana

Crédito: Getty Images

Chetan Dube 5 minutos de leitura

Nos próximos meses e anos, começaremos a ouvir, ver e ler mais sobre algo chamado “agentes autônomos de IA”. Por ter trabalhado com inteligência artificial por décadas, posso garantir que essa não é só uma palavra da moda ou uma onda passageira. A inteligência artificial com agência própria é o nosso caminho para o futuro.  

Um agente autônomo de IA é, na verdade, um software de inteligência artificial que funciona sem muita supervisão humana. Ele entende a linguagem natural, define metas para si mesmo, planeja fluxos de trabalho, toma decisões, adapta-se a circunstâncias variáveis e, enquanto faz isso tudo, ainda aprende e se aprimora com as interações.

Vamos ver em mais detalhe como isso deve alterar a maneira como realizamos nosso trabalho diariamente. 

AS PESSOAS VÃO SER SUBSTITUÍDAS? 

A resposta curta é que é muito improvável. Tenho certeza de que você já viu notícias ou leu manchetes afirmando que a IA vai automatizar de 60% a 70% do trabalho. Mas, o fato é que, de todos os empregos que existem atualmente no mundo, apenas 5% poderiam ser completamente automatizados. Só que será necessário requalificar ou aprimorar suas habilidades e talentos atuais para manter uma carreira próspera nos nos próximos anos.

UM COLEGA DE TRABALHO DIGITAL 

Quando qualquer pessoa ouve a palavra “colega de trabalho”, pensa logo nos amigos do escritório, nas pessoas que costuma encontrar, nos contatos virtuais ou quem elas encontram no cafezinho.

Essas pessoas ainda vão fazer parte de sua vida profissional, mas você contará com alguns novos colegas que eram coisa de ficção científica em um passado não muito distante. Mais cedo ou mais tarde, você vai começar a trabalhar com agentes digitais.  

de todos os empregos que existem hoje no mundo, apenas 5% poderiam ser totalmente automatizados.

Esses colegas digitais já fazem parte do nosso dia a dia como robôs de software treinados para executar tarefas específicas – os chatbots com os quais você interage diariamente.

Os agentes autônomos de IA levam essa tecnologia do conhecimento para a ação. Simplificando, se eu quisesse reformular o site da minha empresa, um GPT me diria como fazer isso. Já um agente de IA que é meu colega de trabalho criaria o site para mim. 

ADEUS TAREFAS SEM SENTIDO 

Trabalhar no atendimento ao cliente ou em vendas geralmente envolve responder às mesmas perguntas e, de vez em quando, ajudar os clientes que realmente precisam ou que estão de fato interessados em fazer negócios.

Nesse caso, isso significa desperdiçar muito do nosso tempo e intelecto em questões que deveriam ser resolvidas pela tecnologia. É isso que os agentes autônomos de IA vão fazer por você. As ligações que chegarem ao seu telefone serão de clientes que de fato precisam de solução criativa de problemas e pensamento inovador. 

Crédito: SolStock / iStock

Os agentes digitais dão conta do inventário, dos pedidos e do abastecimento das prateleiras, quer você esteja trabalhando em uma loja ou em um escritório. Geralmente, você faz pedidos de suprimentos e produtos com base em dados históricos. Se os dados estiverem errados ou se o mercado tiver mudado de maneira imprevista, talvez você tenha azar, ficando sem estoque e sem lucro.

Um agente autônomo de IA gerencia e monitora os dados em tempo real, com base nas condições do mundo real, e faz pedidos de suprimentos e produtos com mais eficiência e rapidez. Esse aproveitamento da IA autêntica não apenas libera o tempo que você gastaria fazendo inventário e pedidos de compra, como também influencia positivamente o resultado final.

VIAGENS DE NEGÓCIOS FACILITADAS

Ao longo da carreira, você provavelmente será chamado a viajar para entrevistas, reuniões com clientes ou para supervisionar produções ou projetos. Um agente autônomo de IA tem o potencial de transformar para sempre as viagens de negócio.

Os agentes autônomos de IA levam a tecnologia do conhecimento para a ação.

É essencial aprender a aproveitá-los para reservar voos e hotéis de forma personalizada, com alternativas que se ajustem ao seu orçamento, preferências pessoais, desejos e necessidades.

A IA tornará o check-in, a segurança e o embarque nos aeroportos mais rápidos e menos estressantes. O reconhecimento facial será combinado instantaneamente com o seu documento de identificação e o bilhete de viagem. A fila de segurança deixará de existir, transformando-se em um simples corredor de passagem.

MARKETING REIMAGINADO

Um agente autônomo de IA pode ajudá-lo a se tornar um mestre do marketing. Com a tecnologia, a função do marketing vai ser antecipar mudanças de mercado antes que elas aconteçam, proporcionando experiências que parecem feitas sob medida para cada cliente.

Isso não é simples automação. É como ter uma equipe de marketing que nunca dorme e está sempre aprendendo e se adaptando. Imagine um cérebro ao seu alcance, que reconhece novos nichos de mercado, recomenda atributos de produtos inovadores e prevê os resultados de campanhas de marketing antes mesmo de serem lançadas.

AGENTES DE IA NOS TORNAM MAIS INTELIGENTES  

Suas melhores ferramentas não são a inteligência artificial, o Excel ou o PowerPoint. Sua maior ferramenta e seu maior patrimônio é sua mente. O agente autônomo de IA não vai ser a solução para tudo, mas vai eliminar vários pontos problemáticos todos os dias. Isso vai permitir com que as pessoas tenham liberdade para inovar, investindo na criatividade e no crescimento profissional e corporativo.

Crédito: Freepik

Com agentes autônomos de IA fornecendo suporte 24 horas por dia, os custos operacionais vão diminuir e a eficiência, aumentar. Depois, será possível aproveitar simultaneamente os sistemas inteligentes de gerenciamento de tarefas para redefinir prioridades para você, para o restante da equipe e para todo o negócio. 

Assim como a IA generativa e a IA tradicional antes dela, a IA com agência própria pode ser uma ferramenta para fazer com que você, sua eficiência e sua atratividade como funcionário ou parceiro de negócios decole, deixando mais tempo livre para se dedicar a você mesmo e à sua empresa, em vez de se ocupar com as minúcias das tarefas repetitivas do dia a dia. É você quem decide.


SOBRE O AUTOR

Chetan Dube é um dos pioneiros no campo da inteligência artificial, fundador e CEO da empresa de tecnologia Quant. saiba mais