Como escolher um hobby que vai fazer de você uma pessoa mais feliz

Pesquisas sugerem que diferentes atividades afetam sua felicidade de maneiras diferentes

Crédito: master1305/ Getty Images

Art Markman 2 minutos de leitura

Quando as pessoas falam sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, geralmente elas querem dizer que praticam alguma atividade fora do trabalho, e não apenas preencheem aleatoriamente as horas do dia em que não estão trabalhando. Esse tipo de atividade pode envolver cuidar de membros da família, se engajar como voluntário ou cultivar um hobby.

Se você tem a sorte de ter tempo para se dedicar a um hobby, será que o que você escolheu realmente te faz mais feliz? Talvez qualquer atividade fora do trabalho possa melhorar seu astral. Mas pesquisas sugerem que atividades diferentes afetam sua felicidade de formas diferentes.

O PODER DO MOVIMENTO

Hobbies que te permitem se manter ativo te deixam mais feliz do que aqueles que envolvem menos movimento. Participar de esportes ou atividades físicas (mesmo que sejam mais leves) te deixa mais feliz, assim como atividades que envolvem alguma viagem (como visitar lugares históricos) ou se envolver em atividades criativas que exigem movimento, como dançar ou cantar.

Por outro lado, atividades mais tranquilas, como ir ao cinema ou ao teatro, ou ler um livro, não têm um impacto tão forte na felicidade, de forma geral.

Uma razão para isso é que a atividade física ajuda a manter a saúde. Quanto mais você se movimenta e se mantém em forma, mais provável é que você continue saudável e em forma por mais tempo. Ou seja: além de as próprias atividades serem divertidas, elas têm um impacto positivo em fatores como a saúde – o que, por sua vez, tem um efeito bom no bem-estar.

Além disso, muitas dessas atividades são coletivas. Muitos esportes exigem interação com outras pessoas. E diversas atividades criativas e viagens com algum objetivo acontecem em grupos sociais. Somos uma espécie social. Nosso sistema motivacional e nosso estado emocional melhoram quando estamos perto de pelo menos algumas outras pessoas.

COMO ESCOLHER UM HOBBY PERFEITO PARA VOCÊ

Os hobbies que não têm tanto impacto no bem-estar geralmente são os que fazemos sentados e não são muito sociais. Ler, por exemplo, costuma ser algo que fazemos sozinhos, embora você possa conversar sobre o livro com amigos depois.

hobby jogar badminton

Você pode ir ao teatro com amigos para assistir a uma peça ou ir ao cinema, mas, na verdade, está participando da atividade em si apenas ficando sentado e quieto no escuro.

Claro, há vários motivos para alguém escolher um hobby. A pessoa pode estar buscando uma distração do trabalho. Pode ser que ela simplesmente queira fazer algo relaxante.

No entanto, os dados sugerem que, se o seu objetivo ao escolher um hobby é ser mais feliz e se sentir mais satisfeito com a vida, então encontrar alguma forma de se manter fisicamente ativo e socialmente engajado é a melhor estratégia.


SOBRE O AUTOR

Art Markman é PhD e professor de psicologia e marketing na Universidade do Texas e diretor-fundador do Programa nas Dimensões Humanas ... saiba mais