Esta é a cidade mais feliz do mundo em 2025; veja o ranking completo

Confira como o estudo revela o que torna uma cidade realmente boa para se viver

Pessoas sorrindo em ponto turismo da Dinamarca
Pessoas sorrindo no ponto turístico da cidade mais feliz do mundo. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Com a rotina cada vez mais acelerada, muitos buscam refúgio em cidades que ofereçam bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida. O conceito de felicidade urbana vem ganhando destaque em estudos e pesquisas internacionais.

Morar em um lugar onde saúde, mobilidade e ambiente caminham juntos impacta diretamente na satisfação das pessoas. O novo ranking mundial aponta quais são as cidades mais felizes do mundo em 2025.

Segundo o CNBC Make It, o relatório do Instituto para a Qualidade de Vida de 2025 classificou 200 cidades em três grupos: ouro, prata e bronze, de acordo com a pontuação em seis categorias: cidadãos, governança, ambiente, economia, saúde e mobilidade. Pela primeira vez, a saúde foi incluída entre os critérios.

Copenhague, na Dinamarca, lidera o ranking como a cidade mais feliz do mundo, com 1.039 pontos. A capital dinamarquesa se destaca pela abertura à inovação, sistema educacional de alta qualidade e acessível, além do envolvimento da população na busca por soluções urbanas.

O desafio da moradia ainda persiste, com os preços dos imóveis dobrando na última década, conforme dados do Boligsidens Markedsindeks.

Apesar dos altos impostos, que chegam a comprometer até metade da renda, os dinamarqueses contam com saúde gratuita, creches subsidiadas e universidades sem mensalidades. Estudantes ainda recebem bolsas para cobrir despesas. Isso contribui para a satisfação geral da população com o estilo de vida oferecido no país.

Confira abaixo o ranking das 10 cidades mais felizes do mundo, segundo o relatório:

1. Copenhague, Dinamarca

2. Zurique, Suíça

3. Cingapura, Cingapura

4. Aarhus, Dinamarca

5. Antuérpia, Bélgica

6. Seul, Coreia do Sul

7. Estocolmo, Suécia

8. Taipé, Taiwan

9. Munique, Alemanha

10. Roterdã, Holanda

Zurique aparece na segunda posição pelo segundo ano consecutivo, com 993 pontos. A cidade combina força econômica, qualidade educacional e governança eficaz.

Os moradores têm acesso a salários significativamente mais altos que outras regiões da Suíça e vivem em uma das cidades mais inteligentes e habitáveis do mundo, segundo rankings internacionais.

Combinando dados objetivos e percepção da população, o Índice de Cidades Felizes aponta caminhos possíveis para tornar a vida urbana mais equilibrada, segura e satisfatória.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais