Este exercício de 5 minutos vai ajudar a encontrar seu propósito na vida

Encontrar seu propósito não precisa ser difícil, mas evitar o processo pode gerar consequências negativas

Crédito: Freepik

Stephanie Vozza 3 minutos de leitura

Uma das citações mais famosas do escritor Mark Twain é: "os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasce e o dia em que descobre porquê."

Profunda, essa frase também pode ser desconcertante. Todos temos um propósito na vida, mas descobri-lo muitas vezes pode parecer uma busca complicada demais. Na verdade, é bastante simples, diz Mary Morrissey, fundadora do centro de coaching de vida Brave Thinking Institute.

"A menos que haja algum tipo de narcisismo ou desequilíbrio, os seres humanos se sentem mais vivos quando sabem que estão fazendo a diferença. Eles querem que suas vidas tenham significado. Se liberarmos os caminhos que nos levam ao conhecimento, podemos viver nosso propósito."

Infelizmente, muitos não entendem os componentes que nos guiam na escolha de um trabalho que traz um senso de propósito. Para descobri-lo, Morrissey recomenda examinar os quatro círculos da vida, que formam o termo ikigai.

"Em japonês, iki significa vida e gai significa seu valor. Ikigai é a sua razão de ser. Quando as quatro áreas da vida se unem no trabalho que está fazendo, você descobre um significado profundo e um propósito para a sua vida."

OS QUATRO CÍRCULOS DA VIDA

O primeiro círculo é a profissão, o trabalho pelo qual você é pago. Mas tem uma ressalva. "O trabalho deve envolver crescimento e desenvolvimento, como aprender coisas novas e alcançar objetivos", diz Morrissey. "Se você sente progresso ou realização durante o dia, tem aquela sensação de 'bem feito' dentro de si."

O segundo círculo é a paixão, ou seja, o que você ama fazer. Paixão é uma ideia pela qual você se importa e que traz impacto. "Em vez de perseguir o propósito, ele se revela a você com paixão."

No livro "O Profeta", o autor Kahlil Gibran chama o trabalho de "amor tornado visível". "Quando você ama o que faz, terá mais paixão e será mais criativo. Isso nos impulsiona à medida em que tentamos alcançar um objetivo. Uma mão puxa a outra ", diz Morrissey.

O terceiro círculo é a vocação, que é o que você é bom em fazer. Vocação é usar seus talentos e dons. "São coisas que, para você, são fáceis e fazem o trabalho parecer sem esforço. Seus talentos e dons únicos são como luzes a guiar seu caminho, pois mostram uma parte importante da sua vida que está funcionando."

O quarto círculo é a missão, ou sua contribuição para o mundo. Sua missão é um senso de que há um impacto real e significado no trabalho que você está fazendo.

"Um professor sabe que está ensinando uma criança a aprender. Um jardineiro cultiva plantas que tornam os lugares bonitos e proporcionam espaços de calma e tranquilidade", cita a coach.

UM EXERCÍCIO SIMPLES

A interseção dos quatro círculos é onde reside o ikigai, o propósito. Para encontrar o seu, Morrissey sugere pegar uma folha de papel em branco e se dar o presente do silêncio. "Desligue o celular, encontre um lugar onde possa ficar confortável e pergunte a si mesmo: 'o que estou fazendo quando me sinto mais vivo?'"

Se liberarmos os caminhos que nos levam ao conhecimento, podemos viver nosso propósito.

Vá anotando as ideias conforme elas forem surgindo. Continue por pelo menos cinco minutos – ou mais, se precisar de mais tempo. Quando tiver uma lista, procure achar um conceito geral. "Talvez seja estar na natureza, ou projetar casas. Não precisa ser o que você faz para ganhar a vida agora. O objetivo é saber onde você se sente mais vivo."

Em seguida, imagine qual trabalho você poderia fazer, ou começar, que aproveitasse seus interesses naturais. Procure coisas que levem em conta o desejo de fazer a diferença e beneficiar os outros. Tente encontrar atividades que ofereçam espaço para crescimento.

Encontrar seu propósito não precisa ser difícil, mas evitar o processo tem consequências. "Versões de um propósito não vivido vão aparecer na forma de problemas, dificuldades, doenças, coisas que tentam chamar sua atenção, dizendo que há mais vida querendo ser vivida", diz ela.

    Quando você conhece e vive seu propósito, acorda animado para um novo dia. "Você não está apenas passando o tempo, está empolgado com o que faz, sabendo que, ao final do dia, contribuiu de alguma forma para o que realmente importa para sua vida.”


    SOBRE A AUTORA

    Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais