Este pode ser o segredo para ser mais resiliente em momentos difíceis

Desenvolver resiliência é essencial para enfrentar períodos de mudanças, incertezas e grandes desafios pessoais ou profissionais

Mãos dadas umas às outras para apoio
A pessoa resiliente se cerca de pessoas de confiança, que oferecem apoio, acolhimento e, principalmente, uma visão externa capaz de trazer clareza em meio ao caos. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Quando a vida dá uma reviravolta, enfrentar situações difíceis nunca é uma tarefa fácil. Momentos de instabilidade, como separações, mudanças na carreira ou crises pessoais, exigem equilíbrio emocional, clareza e força interior. Saber ser resiliente nesses cenários pode fazer toda a diferença na forma como se lida com a dor, a insegurança e o desconforto.

De acordo com o CNBC Make It, um dos segredos para superar grandes desafios está em não enfrentar tudo sozinho. A pessoa resiliente se cerca de pessoas de confiança, que oferecem apoio, acolhimento e, principalmente, uma visão externa capaz de trazer clareza em meio ao caos. Essa rede de apoio ajuda a sair do ciclo de pensamentos negativos e a tomar decisões mais conscientes e inteligentes.

Ter ao lado pessoas que sabem oferecer espaço para o desconforto, que acolhem sem julgar e reforçam que, mesmo sem saber exatamente o que vem pela frente, tudo ficará bem, fortalece emocionalmente e traz segurança para atravessar momentos turbulentos.

Outro ponto essencial é contar com conselheiros sinceros, capazes de dizer verdades incômodas, mesmo quando são difíceis de ouvir. São essas conversas francas que ajudam a evitar decisões precipitadas, motivadas apenas pela dor ou pelo impulso.

Diante de situações como término de relacionamentos, mudanças profissionais ou qualquer outra grande transição, é fundamental permitir-se sentir. Isso inclui aceitar o desconforto, a tristeza, a raiva e até o luto pelas perdas que a mudança traz. Reprimir emoções apenas prolonga o sofrimento.

Praticar a chamada soberania emocional, habilidade de acolher e processar os próprios sentimentos, é um dos caminhos mais eficientes para fortalecer a saúde mental e a capacidade de resiliência. Ao reconhecer as próprias emoções, sem negá-las ou reprimi-las, é possível atravessar a tempestade e sair dela mais forte e preparado para os próximos desafios.

A recomendação é simples, mas poderosa: ter paciência, praticar a aceitação e cultivar a autocompaixão. Assim como uma onda que chega, toma conta e depois recua, as emoções desconfortáveis também passam. E, quando passam, surge uma nova versão de si mesmo, mais preparada, mais confiante e muito mais resiliente para enfrentar qualquer mudança que a vida imponha.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais