Estes sinais podem indicar que você precisa de uma folga do trabalho
O cansaço e a exaustão podem causar problemas graves de saúde

Os momentos de lazer e descanso durante folgas são tão importantes quanto a rotina de trabalho. Isso acontece porque, com a mente descansada, a produtividade e a criatividade na resolução de problemas podem ser otimizadas.
Para Tasha Eurich, psicóloga organizacional e autora do livro "Shatterproof: How to Thrive in a World of Constant Chaos" (À prova de estilhaços: como prosperar em um mundo de caos constante), em matéria ao CNBC, o indivíduo precisa estar atento aos sinais do corpo. Confira 5 dicas da psicóloga para identificar se você está precisando de uma folga.
1. Você está com uma energia mais baixa do que o normal
Para saber se está exausto, a forma correta é perceber seu entusiasmo ao fazer uma atividade que você gosta. Se você estiver desanimado até mesmo nas atividades de interesse, seu corpo pode estar dando um sinal.
2. Um problema pequeno parece gigante
Se em demandas pequenas, como imprimir um documento, você notar um nível anormal de estresse, seu emocional pode estar abalado.
3. Seus mecanismos habituais de enfrentamento não estão mais funcionando
Durante um longo dia de trabalho, os indivíduos costumam criar hábitos para manter a mente descansada. Alguns mecanismos podem ser breves caminhadas na empresa, para respirar novos ares e cumprimentar colegas, ou sair para encher a garrafa de água. No entanto, se nem isso estiver funcionando, você pode estar precisando de um momento de descanso.
Caso você se enquadre nessas dicas, é necessário também planejar sua folga. O descanso não será efetivo se você chegar em casa e se dedicar a tarefas domésticas. A folga precisa ser feita para aliviar o corpo e a mente, e não apenas trocar os locais de trabalho.
Para isso, você pode seguir a regra do 2-2-2.
- Dois minutos: pratique exercícios para se reconectar com você mesma. Uma dica é a meditação.
- Duas horas: pratique uma atividade que estava adiando a tempos, como encontrar um amigo.
- Dois dias: segundo Eurich, é necessária uma “pausa estruturada”, em que você não irá procurar atividades de sua responsabilidade para ter um descanso profundo.