Estes truques simples vão reduzir seu estresse e trazer mais calma no dia a dia

Estudo mostra aumento nos níveis de ansiedade e aponta estratégias simples para lidar com o problema no dia a dia

Mulher negra estressada no trabalho
Especialistas em saúde mental reforçam a importância de adotar estratégias acessíveis e eficazes para amenizar o estresse. Créditos: Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

O estresse se tornou parte da rotina de muitos brasileiros. Uma pesquisa do ADP Research Institute revelou que 67% dos trabalhadores no país são negativamente influenciados pelo estresse no ambiente de trabalho, índice superior à média global, de 65%.

Além disso, o número de profissionais que se sentem apoiados pelos gestores na área de saúde mental caiu de 70% para 64% em apenas um ano. Segundo o CNBC Make It, especialistas em saúde mental reforçam a importância de adotar estratégias acessíveis e eficazes para amenizar esse estresse diário.

Uma das práticas mais recomendadas, segundo a médica e autora Dra. Esther Sternberg, é a chamada “micromeditação”. A técnica, segundo ela, pode ser realizada em qualquer lugar, exige pouco tempo e traz resultados positivos para o bem-estar.

As micromeditações, apesar de simples, ajudam a interromper a resposta fisiológica ao estresse. Entre as formas de praticá-las, está o exercício de respiração profunda, que consiste em inspirar lentamente pelo diafragma, sentindo a expansão da barriga, e depois expirar com calma. Essa prática, repetida algumas vezes, acalma a mente de forma quase imediata.

Outra abordagem recomendada é o contato com a natureza. Caminhar em áreas verdes, observar a paisagem e ouvir os sons do ambiente ajudam a redirecionar a atenção e a reduzir a tensão mental.

Já o hábito de tomar uma xícara de chá, inspirado nas cerimônias tradicionais japonesas, pode proporcionar um momento de pausa e reconexão com o presente. Durante o ritual, o ideal é que a pessoa se concentre em sensações simples, como o calor da xícara, e reflita sobre o que tem a agradecer.

A gratidão, aliás, também aparece como um elemento fundamental para a saúde emocional. Anotar, pelo menos uma vez por semana, motivos para agradecer pode gerar sentimentos positivos e aumentar o otimismo.

Além disso, trazer a atenção para o momento presente, por meio de técnicas como o método 5-4-3-2-1, em que a pessoa identifica cinco coisas que vê, quatro que pode tocar, três que ouve, duas que sente o cheiro e uma que pode saborear,  também ajuda a controlar episódios de ansiedade.

Para quem enfrenta níveis mais elevados de estresse ou ansiedade, a recomendação é buscar a orientação de um profissional. 


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais