“Eu falei primeiro”: como evitar que colegas roubem suas ideias

Poucas coisas são tão frustrantes quanto não receber o crédito por suas ideias

Crédito: Anton Vierietin/ iStock

Hanah Smith 3 minutos de leitura

Você já esteve em uma reunião e compartilhou uma ideia... e depois alguém repetiu a mesma ideia e recebeu o crédito por ela?

Algumas pessoas roubam ideias descaradamente, claro. Mas o que eu tenho visto com mais frequência, é que as pessoas repetem o que ouviram porque gostaram, só que esquecem de citar que deu a ideia.

A intenção pode ser só amplificar a ideia ou acrescentar alguma coisa, mas no final o que acaba acontecendo é que quem repete a ideia acaba recebendo o crédito.

DEFENDA SUAS IDEIAS

Isso já aconteceu comigo muitas vezes, especialmente quando era mais jovem. Se acontece com você com frequência, documente exemplos específicos e o impacto que cada um gerou.

Especificamente, inclua o impacto profissional, como a impressão que ficou para os chefes que estavam presentes ou com um cliente. Se isso estiver acontecendo com um colega, tenha uma conversa individual para abordar o comportamento dele.

Muitas vezes, as pessoas repetem o que ouviram porque gostaram, só que esquecem a parte de citar quem deu a ideia.

Agora, se estiver acontecendo com um superior, fale com seu chefe imediato sobre a repetição desse tipo de comportamento, forneça exemplos específicos e pergunte como ele recomenda lidar com isso.

Dessa forma, seu chefe pode abordar o problema diretamente ou dar o melhor conselho sobre como lidar com isso, dependendo de quem está envolvido, das dinâmicas de poder e das personalidades em jogo.

No entanto, colocar a responsabilidade em pessoas, individualmente, pode gerar ressentimento e levar a um ambiente de disputa, que sufoca o compartilhamento de ideias. É mais saudável criar proativamente uma cultura de "amplificação".

UNIÃO PARA IMPEDIR A APROPRIAÇÃO DE IDEIAS

Em 2016, inspirada por este artigo do "The Washington Post" de Juliet Eilperin sobre amplificar outras mulheres (trecho abaixo), e finalmente em um ponto na minha carreira no qual eu tinha mais poder e autoridade, comprometi-me a sempre reconhecer as pessoas que originaram uma ideia. Também compartilhei o artigo com as mulheres da minha equipe.

Karen Tumulty ouviu de um ex-funcionário do governo Obama que era tão difícil para as mulheres exercerem influência durante o primeiro mandato do presidente que elas elaboraram uma estratégia chamada 'amplificação' para reforçar os pontos umas das outras durante as reuniões. Depois que uma mulher apresentava uma ideia, se ela não fosse reconhecida, outra mulher a repetia e dava crédito à colega por sugeri-la. Mas o que eu não esperava era o seguinte: uma vez que compartilhei essa abordagem em um relatório, mulheres em Washington e em comunidades de todo o país decidiram adotá-la.

DAR CRÉDITO É BOM PARA A COLABORAÇÃO

Sou uma pessoa que acredita que “todos vencem juntos”, que prioriza a colaboração, o trabalho em equipe e o sucesso mútuo. Amplificar e dar crédito não vai contra essa abordagem. A amplificação apoia a colaboração. Eis por quê:

  • Você quer que os membros da equipe se sintam seguros e empoderados para compartilhar suas ideias. Compartilhar ideias e não ser reconhecido por elas é desmoralizante e pode fazer com que as pessoas hesitem em se manifestar na próxima vez. Por que contribuir se parece que suas ideias são "roubadas"?
  • A falta de reconhecimento pode gerar ressentimento entre os colegas, especialmente quando a mesma pessoa faz isso mais de uma vez.
  • Você deve sempre citar suas fontes. Isso não enfraquece sua autoridade, ao contrário, a fortalece, pois demonstra que você conhece o assunto e tem autoconfiança. Pessoas altamente confiantes dão e compartilham crédito.

COMO APLICAR ISSO NO TRABALHO

Compartilhe proativamente essa ideia com sua equipe. Isso fez uma diferença real na minha vida e na vida das pessoas com quem trabalho. Você pode compartilhar este artigo, incluindo o link para o artigo original de Juliet Eilperin. Sempre cite e amplifique a pessoa ou o grupo de pessoas que originou uma ideia.

Se você está no comando da reunião ou é um líder de equipe e vê isso acontecendo, fale no momento de uma maneira respeitosa para ambas as partes. Reconhecer sempre e de forma justa as pessoas por suas contribuições é importante para um ambiente de trabalho que incentiva o fluxo de ideias e faz com que as pessoas que as geram queiram continuar.


SOBRE A AUTORA

Hanah Smith é escritora, palestrante, conselheira executiva e consultora de relações de trabalho. saiba mais