Estes exercícios simples podem ajudar você a se sentir mais confiante no trabalho
Confiança no trabalho é resultado de práticas simples que melhoram a comunicação e a presença

Sentir-se confiante no trabalho é um desejo comum entre profissionais de todas as áreas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a confiança não é algo que aparece espontaneamente. Ela se constrói a partir de ações e técnicas que podem ser treinadas.
Segundo as orientações do livro Don't Say Um: How to Communicate Effectively to Live a Better Life, de Michael Chad Hoeppner, qualquer pessoa pode aplicá-las para desenvolver mais confiança na comunicação por meio da linguagem corporal.
A primeira ferramenta é milenar, e as outras duas foram desenvolvidas ao longo de duas décadas trabalhando com executivos em situações de comunicação de alta pressão.
De acordo com o livro, o erro mais comum é tentar combater o nervosismo com frases como “não fique nervoso” ou “ignore a ansiedade”. Esse tipo de autossabotagem, chamada de supressão de pensamento, costuma ter o efeito oposto: intensifica a insegurança.
A boa notícia é que existem formas simples para mudar esse cenário. Exercícios como falar com uma rolha entre os dentes ajudam na dicção e clareza. Já práticas como o “exercício do Lego”, que ensina a pausar entre as frases, treinam o cérebro a lidar melhor com o silêncio e a ansiedade.
Outro recurso é a chamada “história silenciosa”, que convida o profissional a expressar ideias apenas com gestos, sem usar palavras. Isso ativa a comunicação corporal de forma mais natural, reduz a autocrítica e você pode ficar mais confiante no trabalho.