Como evitar as “armadilhas” que fazem você ficar trabalhando até tarde
Pequenas mudanças de hábito podem garantir que você sempre saia no horário

Quem nunca ficou preso trabalhando até tarde? A gente reclama da falta de tempo, passa horas na frente da tela do computador e percebe que, mais uma vez, passou do horário.
Isso pode acontecer por falta de organização, por não priorizarmos as tarefas certas ou simplesmente por dificuldade em manter o foco. E está tudo bem – acontece com todo mundo. O problema é que, sem que você saiba, alguns hábitos aparentemente inofensivos podem estar estendendo sua jornada de trabalho e roubando seu precioso tempo de descanso.
Veja como identificar essas armadilhas e recuperar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
ARMADILHAS ESCONDIDAS
Muitas vezes, os motivos que nos fazem trabalhar até tarde parecem pequenos. Mas, juntos, eles atrapalham a produtividade:
- Conversas em excesso com colegas - Bater um papo rápido é ótimo para o humor e até para a carreira, mas é preciso ter cuidado. “Essas conversas podem facilmente se tornar encontros de meia hora”, diz Kiki Ramsey, CEO do Positive Psychology Coaching and Diversity Institute. Ela sugere, em vez disso, combinar um café ou um almoço.
- Intervalos que se estendem - “Uma pausa curta pode virar muitos minutos rolando o feed no celular”, alerta Ramsey. Para evitar isso, use um alarme para manter seus intervalos curtos e objetivos.
- Deixar a vida pessoal invadir o trabalho - O home office confundiu os limites entre vida pessoal e profissional, mas resolver questões pessoais durante o expediente pode atrasar toda a rotina. O ideal é reservar horários específicos – como o almoço – para compromissos pessoais ou resolver pendências.
- Dificuldade em dizer não - “Assumir tarefas que não são suas prejudica o seu foco”, explica Ramsey. Aprender a dizer “não”, de forma educada, é fundamental para manter a produtividade.
- Microgerenciamento dos colegas - Acompanhar cada detalhe do que seus colegas estão fazendo pode exigir muito do seu tempo. Supervisionar em excesso só aumenta o estresse e consome sua energia. O mais sensato a se fazer é confiar neles, oferecer ajuda quando necessário e focar nas sua próprias entregas.
COMO ESCAPAR DESSAS ARMADILHAS
O primeiro passo é simples: planejamento. Ter uma lista clara de prioridades reduz suas chances de se perder durante a semana.
“Separe um tempinho no domingo para organizar sua agenda”, recomenda Ramsey. “Não precisa ser nada elaborado: basta revisar suas prioridades, projetos e metas. Assim, você já começa a segunda-feira sabendo o que fazer primeiro.”
Depois, organize seus dias de acordo com seus picos de energia. Todos nós temos momentos de maior e menor disposição, lembra Joe Galvin, diretor de pesquisa da Vistage.

“Alguns rendem melhor de manhã, outros à tarde”, explica. O ideal é reservar os horários de maior disposição para tarefas estratégicas, criativas ou que exigem concentração e deixar as atividades mais simples para os períodos de baixa.
“Busque identificar os momentos em que você se sente mais focado e menos disperso. Esse provavelmente é seu horário mais produtivo”, reforça Ramsey.
Em outras palavras: estar atento ao próprio ritmo é fundamental. “Quando reconhecemos como estamos nos sentindo, conseguimos ser muito mais produtivos”, conclui.