IA vai mudar o mercado de trabalho global, mas não como você imagina

As habilidades com IA e as habilidades interpessoais são as mais buscadas por recrutadores, com demanda de praticamente todos os setores

Créditos: grynold/ Prostock Studio/ iStock

Karin Kimbrough 4 minutos de leitura

Estamos caminhando para um mundo em que os diplomas não serão mais necessários – ou, pelo menos, não serão o suficiente para manter os profissionais em suas carreiras. Todos precisaremos estar continuamente aprendendo e desenvolvendo habilidades conforme as novas tecnologias evoluírem. 

Há muito otimismo nas mudanças do mundo futuro. No LinkedIn, nossa análise sugere que o aumento do uso de IA deverá transformar significativamente mais da metade de todos os empregos, e que as habilidades necessárias para realizar todo tipo de trabalho mudarão em até 65% até 2030.

Essa transformação vai aparecer na tecnologia que usamos nas tarefas diárias, no conhecimento de que precisamos para realizar nosso trabalho de forma eficaz e nas habilidades pessoais e técnicas necessárias para continuar a ser bem-sucedido profissionalmente.

Tudo isso mudará bastante até 2030. E esta é uma grande oportunidade para profissionais e empresas que estejam dispostos a investir no desenvolvimento da alfabetização em IA, bem como em habilidades pessoais.

ALFABETIZAÇÃO EM IA

As mudanças no mercado de trabalho nos últimos cinco anos nos deram vários indícios do impacto que essa nova era vai causar. Observamos uma mudança crescente em direção à contratação que prioriza as habilidades.

Sabemos que isso amplia o conjunto de talentos, democratiza o acesso a empregos e torna o mercado e a força de trabalho mais resilientes. De fato, cerca de uma em cada cinco vagas de emprego nos EUA não exige mais um diploma (contra 15% em 2021).

Créditos: Miguel Á. Padriñán/ Pexels/ Ivan Aleksic/ Unsplash

Desde o ano passado, habilidades com IA e interpessoais têm sido as mais procuradas, com demanda proveniente de praticamente todos os setores e abrangendo funções técnicas e não técnicas.

Paralelamente, a demanda por habilidades interpessoais que complementam a IA também está aumentando. A maioria (92%) dos executivos dos EUA concorda que as habilidades interpessoais são mais importantes do que nunca. 

Estudo do Linkedin mostra que as habilidades necessárias para realizar todo tipo de trabalho mudarão em até 65% até 2030.

Embora a IA certamente traga mudanças para os trabalhadores e para os diversos setores, acredito que a ampla disponibilidade e a adoção de ferramentas de IA também vão criar novos espaços de oportunidade para todos os profissionais. A inteligência artificial também fará com que a mobilidade profissional seja mais viável para muita gente.

Com o aumento da adoção da IA, o conhecimento e as habilidades necessárias para realizar um trabalho com sucesso mudarão. Em muitos casos, será menos importante ter um profundo conhecimento ou experiência em um determinado setor. Mais importante será saber como aplicar as ferramentas de IA em uma função.

Isso significa que as habilidades podem se tornar mais independentes de um setor específico, e que os profissionais que são alfabetizados em IA e sabem como usá-la de forma eficaz para gerar resultados poderão transitar mais livremente entre funções, setores ou empresas. 

INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO

A alfabetização em IA – ou seja, ter conhecimento prático de ferramentas e tecnologias baseadas em IA – também vai reduzir o tempo gasto em tarefas como pesquisa, análise de documentos, gerenciamento de cronogramas e proporcionar muito mais eficiência em funções rotineiras.

De fato, 74% dos executivos norte-americanos preveem pelo menos uma maneira pela qual a inteligência artificial generativa beneficiará suas empresas e seus funcionários, incluindo o aumento da produtividade e o surgimento de mais oportunidades de crescimento e receita.

Crédito: Steve Helber/ AP

Por esse motivo, os empregadores e líderes empresariais precisarão priorizar o aprendizado dos trabalhadores e adotar uma mentalidade de "treinar para promover" que incentive o aprimoramento das habilidades e a transição para novos cargos e funções.

Os empregadores têm um papel importante a desempenhar para garantir que os funcionários de todos os níveis tenham acesso aos recursos necessários para se tornarem alfabetizados em IA e aproveitarem essa onda futura de oportunidades impulsionadas pela tecnologia. 

A inteligência artificial também fará com que a mobilidade profissional seja mais viável para muita gente.

Em uma força de trabalho habilitada para lidar com a IA, as pessoas capazes de utilizá-la com sucesso vão se destacar e estarão prontas para acessar as oportunidades que devem surgir nesse momento de transformação. É por isso que é tão importante que os profissionais invistam em si mesmos e no aprendizado do conjunto certo de habilidades complementares e de IA.

Mas muitos não estão tomando essa atitude no momento. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, menos da metade das pessoas afirma ter começado a experimentar ferramentas de IA e menos de um terço fez um curso online para entender a IA.

Aproveitar programas de certificação ou cursos online por meio de plataformas como o LinkedIn Learning, experimentar ferramentas populares de IA, como o ChatGPT ou o Copilot (para o Microsoft 365), ler artigos sobre IA, seguir formadores de opinião no assunto e obter uma sólida compreensão de como usá-la nos negócios permitirá que os profissionais capitalizem essa onda de oportunidades que está apenas começando.


SOBRE A AUTORA

Karin Kimbrough é economista-chefe do LinkedIn. saiba mais