Líder procrastinador? Estratégia de 5 minutos pode multiplicar sua produtividade
Conselheira do Google ensina método simples para começar tarefas difíceis com mais foco e menos estresse

Um nome de peso por trás da alta performance no Google, Laura Mae Martin já ajudou engenheiros e executivos de elite a superar o esgotamento e retomar o foco. Ainda assim, nem ela está imune à procrastinação. Foi por isso que criou uma técnica tão simples quanto eficaz: agir como o seu próprio assistente. Isso ajudou em sua produtividade.
A estratégia consiste em separar o planejamento da execução, e isso pode levar apenas cinco minutos. O segredo? Imaginar o que um bom assistente faria para preparar o terreno para a tarefa do “chefe” (ou seja, você mesmo).
Como aplicar o método na prática para ter mais produtividade
Quando estiver adiando um projeto, pergunte a si mesmo: “Se eu fosse assistente de alguém e quisesse que essa pessoa concluísse essa tarefa amanhã, o que eu faria para ajudá-la agora?” Essa mentalidade ajuda a criar pequenas ações preparatórias que tornam o passo seguinte muito mais fácil de dar.
Por exemplo, se você precisa montar uma apresentação, sua versão “assistente” pode:
- Abrir um arquivo de slides vazio no computador
- Deixar salvas algumas imagens ou referências úteis
- Localizar o esboço de um projeto similar
Eliminar distrações também faz parte do processo: água, lanches por perto, abas fechadas e celular no silencioso ajudam a melhorar a produtividade.