Profissionais que dominam IA se destacam no mercado: 6 dicas para se preparar e aproveitar as oportunidades

Vagas em inteligência artificial triplicaram no Brasil nos últimos dois anos e salários podem chegar a R$ 18 mil

veja 6 dicas
Tecnologia redefine o perfil dos profissionais. Foto: Freepik

Jessica de Holanda 2 minutos de leitura

De acordo com o Relatório de Tendências Globais de Talentos do LinkedIn, o número de vagas para quem domina IA no Brasil mais que triplicou nos últimos dois anos.

A movimentação não é exclusividade do país. Em escala global, o número de candidaturas para funções relacionadas à inteligência artificial cresceu 17% mais rápido do que em áreas que não envolvem diretamente essa tecnologia.

O interesse pelo tema também parte dos próprios profissionais. Segundo o mesmo relatório do LinkedIn, 97% dos brasileiros afirmam estar entusiasmados em utilizar IA no trabalho. Mais da metade (62%) diz que pretende aprender mais sobre a tecnologia.

Como se desenvolver profissionalmente em inteligência artificial

A boa notícia é que existem caminhos acessíveis para quem deseja se capacitar mesmo sem formação prévia na área de tecnologia. Confira algumas dicas para iniciar ou acelerar sua jornada profissional com IA:

1. Comece pelas bases gratuitas

Plataformas como Google IA, Microsoft Learn, OpenAI Learn e cursos introdutórios em português no YouTube oferecem conteúdos gratuitos sobre machine learning, prompt engineering, automação com IA generativa e mais.

Leia também: Sites e apps para transcrever vídeos automaticamente com ajuda da inteligência artificial

2. Faça cursos de curta duração com foco prático

Procure por certificações em sites como Coursera, Alura, Udemy ou até instituições como Senai e Sebrae Tech. Dê preferência a cursos voltados para aplicações reais da IA no mercado de trabalho como uso de ferramentas para análise de dados, produtividade, e atendimento automatizado.

3. Aprenda a usar IA nas tarefas do seu dia a dia

Mesmo que você não seja da área técnica, pode sair na frente ao usar ferramentas como ChatGPT, Copilot, Notion AI, entre outras, para automatizar pesquisas, criar apresentações, organizar ideias ou agilizar processos repetitivos.

4. Desenvolva habilidades complementares

Além de dominar ferramentas de IA, é importante fortalecer competências como pensamento crítico, análise de dados, comunicação e resolução de problemas. Soft skills seguem sendo diferenciais.

5. Seja intencional na sua exposição profissional

Atualize seu perfil no LinkedIn destacando suas competências em IA e busque conexões com profissionais e empresas do setor. Publicar conteúdos, participar de discussões e mostrar interesse pode abrir portas.

6. Mantenha-se atualizado com fontes confiáveis

Acompanhe canais e newsletters sobre inteligência artificial, participe de comunidades no LinkedIn, fóruns como o Reddit e eventos online. Essa é uma forma de entender as tendências e dominar IA.

Você pode se interessar:


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais