Metrô parou? Veja como emitir “atestado” de falha e justificar atraso no trabalho

Saiba como emitir gratuitamente o documento que comprova atrasos causados por falhas no transporte público de São Paulo

Falha e atraso no metro
Trabalhador pode justificar atraso no emprego com documento oficial do transporte. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 1 minutos de leitura

Enfrentar falhas operacionais no metrô é um problema que muitos brasileiros encaram frequentemente. Nesses casos, quando uma falha atrasa a viagem, o passageiro pode obter um "atestado" oficial para justificar o atraso no trabalho ou até mesmo a ausência.

Tanto o Metrô de São Paulo quanto a CPTM disponibilizam declarações de ocorrência pela internet, que servem como comprovantes formais de interrupções nos serviços.

Leia mais: Como um conceito econômico explica o caos do trânsito e pode ajudar a reinventar as cidades

O que são declarações de ocorrência?

As declarações de ocorrência são declarações que atestam que houve uma anormalidade em determinada linha e horário. O comprovante é emitido quando uma falha altera o tempo padrão da viagem.

O documento não é nominal e costuma ser usado por passageiros que precisam justificar atrasos e enfrentaram panes ou paralisações com frequência.

Leia mais: Teleféricos urbanos podem ser uma boa solução de transporte sustentável

Como emitir o documento?

No metrô, o comprovante pode ser emitido pela página oficial “Declaração de Ocorrências” no site do Metrô de São Paulo. Ao clicar em “Ver declarações disponíveis” e localizar a falha correspondente ao horário e data, o passageiro pode imprimir o documento ou baixar o arquivo em PDF. As declarações ficam acessíveis até o final do dia da ocorrência.

Na CPTM, o passageiro deve acessar o site da companhia, entrar na seção “Atendimento” ou “Fale Conosco” e procurar a área “Comunicado de Ocorrências”. Após localizar a falha que afetou o trajeto, é possível baixar o documento em PDF.

Esse vídeo pode te interessar:

E se a ocorrência não estiver disponível?

Quando a falha não aparece no sistema ou o prazo já expirou, o passageiro pode solicitar o "atestado" pelos canais de atendimento do Metrô ou da CPTM. O pedido deve incluir informações sobre data, horário e trajeto da viagem para a companhia localizar o registro operacional e gere uma declaração.

Leia mais: Câmeras de IA em ônibus prometem acabar com atrasos no transporte público


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais