Newsletters estão a todo vapor hoje em dia – e muito do apelo destes e-mails está em como são enviados.

Sabe como é, né? Diferentemente de fontes tradicionais de notícias online, onde depende de você procurar informação e separar o joio do trigo, as newsletters vêm até você – chegam à sua caixa de entrada diretamente de um autor ou publicação em que você conhece e confia. É uma maneira mais intimista de se manter informado e permite uma conexão mais próxima com as autoridades nos assuntos que mais te interessam.

Mas, ao mesmo tempo, o e-mail pode ser um ambiente tumultuado. Newsletters se misturam a mensagens importantes, lembretes urgentes e promoções chatas. Quando você só está a fim de uma leitura, nem sempre é fácil encontrar o que procura e manter o foco em meio à barulheira no entorno.

Bom, queridos leitores, estou aqui para contar que tais possibilidades existem. Como um ávido leitor (e criador) de newsletters, invisto muito tempo procurando meio para melhorar a experiência de leitura de newsletters – e encontrei algumas opções encantadoras. Cada uma tem suas vantagens e atrativos, e funcionarão com qualquer news que você receba.

Veja qual ferramenta te inspira mais – e prepare-se para ler suas newsletters de um jeito totalmente novo:

1) O LEITOR DE MOBILE

Se você tende a ler newsletters no smartphone ou no tablet mas deseja mantê-las fora da caixa de e-mails, um app chamado Slick Inbox é exatamente a ferramenta de leitura de que você precisa.

Quando você assina o serviço, pode escolher um endereço de e-mail no domínio slickinbox.com. Dá para usar esse endereço para assinar qualquer newsletter, da mesma forma que você faria normalmente. Sempre que quiser ler, basta abrir o app e encontrará uma lista bem formatada de assuntos interessantes esperando por você – dispostos como um elegante feed de notícias.

Slick Inbox (Crédito: Divulgação)

Dá para marcar assuntos lidos, arquivá-los ou removê-los da lista principal. Também é possível configurar o app para arquivar automaticamente todos os assuntos mais recentes de uma publicação ou então cinco, dez, 20 artigos.

Se você quer ler todos os assuntos de uma newsletter específica da lista, basta acessar a aba de assinaturas para navegar pelos assuntos de uma publicação específica. Há também a seção Discover, que dá acesso a uma seleção customizada de newsletters em diferentes categorias, se estiver com vontade de ler algo novo.

O Slick Inbox possui mecanismos para favoritar artigos conforme você os lê, para o caso de encontrar a publicação para ler mais tarde. Também há uma função que transforma qualquer publicação em um link de compartilhamento, mesmo que a newsletter em questão não tenha esse recurso.

É possível cancelar a assinatura de qualquer newsletter e ativar notificações para quando novas matérias chegam. E sim, com um toque, dá para mudar para o modo de leitura noturna.

Slick Inbox (Crédito: Divulgação)

Por ora, o Slick Inbox é gratuito e embora seu criador considere este um produto beta, é mais lapidado, desenvolvido e agradável do que qualquer outra opção que encontrei. O download está disponível para Android. No iOS, por enquanto, é necessário instalar primeiro o TestFlight e depois seguir este link para encontrar o app.

Mas se prefere não se envolver com o processo de iOS beta, o Stoop Inbox é uma alternativa aceitável – embora tenha uma interface menos impactante e as opções de compartilhamento sejam menos robustas. A versão para Android não foi atualizada no último ano, portanto, é uma plataforma menos recomendável.

2) O LEITOR MINIMALISTA DA WEB

Prefere consumir as newsletters no notebook? Veja o Newslettrs, que é uma espécie de versão mais simples do conceito do Slick Inbox, feito para ser rodado exclusivamente na web. Dá para usar no computador, no celular ou no tablet, mas não há app – somente site.

À parte desta distinção, a ideia é basicamente a mesma – mas com algumas mudanças importantes. Primeiramente, além de permitir a criação de um e-mail próprio para as assinaturas das news, a ferramenta possui uma seção que permite inscrições dentro do próprio site. A lista de opções ainda é esparsa, mas você pode encontrar algo interessante e a experiência não poderia ser mais simples.

Newslettrs (Crédito: Divulgação)

Qualquer newsletter assinada aparece na seção Inbox do site. Lá, o conteúdo é dividido por publicação em vez de aparecerem como um feed de notícias.

No geral, as opções são mais limitadas que as do Slick Inbox. Você marca assuntos lidos e pode cancelar as assinaturas clicando num botão no topo da página de cada publicação. E é isso.

Newslettrs (Crédito: Divulgação)

O Newslettrs é simples e minimalista e esse é o ponto. Se quer mais funções ou um app, esta não é uma opção para você. Mas se quer um ambiente livre de distrações com o propósito único de ler newsletters, não importa o device utilizado, então este serviço é o melhor.

3) A MECA DAS LEITURAS TODAS

Talvez você queira seguir muitas fontes de notícias – não apenas newsletters, mas também feeds de sites específicos e até contas do Twitter.

Se é o caso, o Feedbin é o serviço indicado. É o centralizador para toda e qualquer leitura, em qualquer dispositivo. Com as newsletters, especificamente, te dá um e-mail customizado para assinar qualquer uma, como os outros dois serviços mencionados acima.

Feedbin (Crédito: Divulgação)

Mas as similaridades param por aí. O Feedbin funciona mais como um feed, parecido com o conceito da antiga versão do Google Reader. Dá para digitar o endereço de qualquer site, usuário do Twitter ou feed RSS para incluir no mix.

As newsletters que chegam são automaticamente marcadas para que o usuário escolha lê-las isoladamente ou como parte do feed. E é possível escolher diferentes interfaces de leitura.

Feedbin (Crédito: Divulgação)

O Feedbin tem uma versão oficial de app para iOS e versões de terceiros para iOS e Android. Para usuários de Android, a melhor escolha é o FocusReader, que se conecta diretamente ao Feedbin, é gratuito e oferece a opção de assinatura anual por US$ 7 para acesso a mais funções.

O Feedbin cobra US$ 5 mensais após duas semanas gratuitas de teste.

BÔNUS: ABA DO GMAIL PARA NEWSLETTERS

O último item não é um app, mas uma configuração que acrescenta uma seção dedicada a newsletters à configuração do Gmail. É um recurso fantástico que deixa você separar as news do resto dos e-mails sem ter de instalar apps.

O truque é usar a configuração padrão do Gmail e posicionar uma das abas como área de newsletters. Assim, as news chegam somente ali. Sugiro usar a aba de Fóruns, porque é um ambiente prático para isso.

Fiz o passo a passo para ter esse recurso no Gmail. Leva uns dez minutos para terminar – e, uma vez que você termina, terá todas suas newsletters no seu inbox.

Gosto dessa opção porque as news não se perdem no bolo de e-mails e as mantêm por perto, então é pouco provável que você as esqueça.

Seja qual for o caminho que você escolha, a experiência de leitura de newsletters será muito melhor. Agora só resta encontrar aquelas que você mais ama.

SOBRE O AUTOR

JR Raphael é obcecado por produtividade e em encontrar maneiras de aproveitar ao máximo as tecnologias. No Twitter e em sua newsletter semanal, ele dá dicas sobre o assunto.