Novidade faz bem para a mente. Aqui estão 3 formas de treinar a sua para abraçá-la

Todo mundo tem sua rotina. Embora ela possa proporcionar conforto, se abrir a novidades pode incentivar a criatividade e tornar a vida mais interessante

Créditos: axllll/ iStock/ Alex Shuper/ Unsplash

Stephanie Vozza 3 minutos de leitura

Manter uma rotina diária nos ajuda a conseguir fazer mais coisas. Com isso, o cérebro não precisa se esforçar tanto, tendo que reinventar a roda toda vez que você se prepara para o trabalho pela manhã ou programa o seu dia. 

No entanto, manter a lógica do “todo dia a mesma coisa” pode se revelar um caminho sem volta para o tédio e a insatisfação. Sendo assim, é importante introduzir sempre alguma novidade em sua vida, diz a professora de filosofia da Middlebury College, Lorraine Besser.

“Nossa mente gosta de se manter em segurança e se divertir com as rotinas”, diz ela. “Quando algo novo acontece, isso força o cérebro a sair de seus padrões de todos os dias. Isso o desafia a ter um novo pensamento. Sempre que você tem um pensamento novo, isso leva a outros pensamentos novos. A novidade e as fontes de novidade estimulam sua mente a pensar.”

TREINANDO O CÉREBRO PARA PROCURAR NOVIDADES

Novidade é qualquer coisa que você experimenta como nova. Por sorte, elas estão por toda parte – se você estiver aberto a abraçá-las. O segredo é treinar sua atenção para escapar, sempre que possível, das suas rotinas.

Besser recomenda procurar momentos do dia para experimentar novidades. Por exemplo, faça uma pausa para o almoço em um lugar diferente, saindo de sua rotina para observar algo novo no seu entorno. “Dê à sua imaginação a oportunidade de viajar”, diz ela. “Seja consciente, faça uma pausa e dê a si mesmo algum espaço para ter esse tipo de experiência.”

Outra dica é prestar atenção se você não está focado demais em atingir metas. Quando você se esforça por algo, só vê as coisas pelas lentes de como isso afeta seus planos e o que você quer alcançar. “Se conseguir sair do modo de fazer avaliações e buscas e der espaço a sua mente para ter uma nova experiência cognitiva, ela vai deslanchar”, diz Besser.

Por fim, evite a tentação de se desligar e entrar no piloto automático durante tarefas monótonas. “Quando você está no piloto automático, não está experimentando nada significativo, apenas fazendo o que é preciso. Se puder, se envolver melhor com o que está fazendo, você vai melhorar sua experiência no trabalho.”

Preste atenção e capriche nos detalhes, sugere Besser. Você também pode explorar seus sentidos, usando-os para proporcionar estímulo e conexão com o que está fazendo.

POR QUE AS NOVIDADES SÃO TÃO  IMPORTANTES

Embora as novidades não aumentem necessariamente a felicidade, elas contribuem para a riqueza psicológica. “Pesquisas mostram que essa é uma parte importante da vida”, diz Besser. “É uma experiência mental em que você está se envolvendo em novas formas de pensar, estimulando o interesse, despertando e envolvendo seus pensamentos.”

As experiências inovadoras também melhoram os pequenos momentos do dia a dia. Como é mais provável que você se lembre delas, elas podem moldar e melhorar a forma como você vivencia outros acontecimentos, ajudando a mudar sua perspectiva, potencialmente gerando ideias mais interessantes. 

A novidade também pode afetar o desenvolvimento pessoal. “Experiências psicologicamente ricas levam a um maior senso de identidade”, diz a filósofa.

Crédito: vecstock/ Freepik

“Meu instinto me diz que isso acontece porque estamos explorando diferentes tipos de reações cognitivas e emoções. Esses são os tipos de coisas que podem ser suprimidas quando você está muito concentrado em seus planos ou em cumprir prazos. Quando permite que seu cérebro trabalhe a todo vapor e se envolva em experiências interessantes e criativas, você expande sua própria noção de si mesmo, vendo-se mais vigoroso e atingindo um maior senso de identidade por meio dessa sensação.”

Uma vida sem desafios também diminui seu potencial e o que você pode ser capaz de vivenciar. “Experiências interessantes oferecem um aspecto distinto e único dessa dimensão da 'vida boa', Trata-se simplesmente de se envolver no que estamos fazendo de uma maneira diferente.” 

Embora apegar-se à rotina possa parecer seguro e produtivo, uma vida sem novidades pode ser pobre e tediosa. “Se você não buscar coisas novas, vai ficar preso em ciclos de conforto e estabilidade. Eles são importantes, e há momentos na vida em que é disso que precisamos. Mas, se você ficar sempre dentro de seus limites de conforto e segurança, vai viver uma vida unidimensional.”


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais