O lado ruim de ser altamente bem-sucedido e 5 ferramentas que podem ajudar

Para combater essa questão, a técnica denominada "5 V's" pode ser eficiente

pessoa apontando um dardo em um tiro-ao-alvo
Ao focar em questões como trabalho e estudos, as pessoas esquecem do mais importante: a saúde física e mental. Créditos: Freepik

Louize Lazzarim 2 minutos de leitura

A depressão é considerada uma doença mental, mas ela não possui os mesmos sintomas — e nem a intensidade em que aparecem — para todas as pessoas. É uma condição que afeta diversos perfis, inclusive o de pessoas bem-sucedidas, e que precisa de atenção e um tratamento constante.

Uma definição que deve ser analisada com cuidado entre os trabalhadores é a depressão de alto funcionamento, que ocorre quando o indivíduo mantém a cobrança das demandas, mesmo com sinais claros de depressão.

Nestes casos, é comum que apenas se sintir útil quando está ocupado. A explicação da depressão de alto funcionamento vem acompanhada de uma análise do passado da pessoa, pois, na maioria das vezes, foram crianças de famílias simples e que mesmo após terem superado o nível de pobreza, continuam com a sensação de insegurança financeira.

Para combater essa questão, a Dra. Judith Joseph, psiquiatra e autora do livro "High Functioning" (Alto Funcionamento), indicou em matéria ao CNBC o uso de uma técnica denominada "5 V's", remetendo-se à quantidade de dedos na mão, pois, segundo ela, a busca pela felicidade está nas nossas mãos. Entenda:

1. Validação

Se você não compreender a questão como um problema, será mais difícil resolvê-la. Por isso, o primeiro passo é entender que você está passando por uma situação desconfortável.

2. Verbalizar

Uma boa forma de entender a situação e começar a resolvê-la é desabafando. Você pode procurar uma pessoa próxima, como familiares e amigos, ou pode buscar esse alívio por meio de um diário, cantando, rezando ou chorando. Todas as formas são válidas.

3. Valores

Como afirma Joseph, questões como influência, dinheiro, elogios e conquistas podem acabar agindo como uma pressão para continuar com altas demandas. Para resolver isso, a psicóloga indica que a pessoa foque nos seus próprios valores e princípios.

4. Vital

Ao focar em questões como trabalho e estudos, as pessoas esquecem do mais importante: a saúde física e mental. Procure inserir a prática de exercícios físicos no seu dia a dia.

5. Visão

Não deixe que o passado interfira no seu presente. As tentativas — mal-sucedidas ou não — não devem ser a morada dos seus pensamentos. Foque no agora e em como você pode resolver suas questões que causam desconforto. Essas são as dicas para se manter uma pessoa bem-sucedida, e manter-se com saúde física e mental.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais