O que fazer quando você precisa ficar em um emprego de que não gosta

Às vezes, a grama do vizinho é mais verde no mercado de trabalho . Mas, às vezes, não é bem assim

Créditos: skynesher/ iStock

Daniel Lerner 4 minutos de leitura

As pessoas decidem sair de um emprego pelos mais diversos motivos. De acordo com o Pew Research Center, os principais são profissionais e financeiros, sendo a remuneração inadequada (37%) e a falta de oportunidade de promoção (33%) as razões mais comuns. Logo a seguir, no entanto, vêm razões mais pessoais, como cuidar de crianças e falta de flexibilidade (24% cada).

Quaisquer que sejam as razões, pedir demissão tem sido uma saída frequente desde 2021. O fenômeno da Grande Renúncia – com o crescimento das demissões voluntárias em meio à pandemia em países como Estados Unidos e Brasil – continuou em 2022 e segue sendo observado até hoje.

Portanto, se você deseja sair do seu emprego, não está sozinho. Mas, antes de desistir, é bom considerar outras opções.

Pesquisadores descobriram que os 10% das pessoas mais felizes mencionam ter fortes vínculos positivos.

Muitos trabalhadores que pediram demissão expressaram arrependimento. O Joblist descobriu que 42% dos que mudaram de emprego dizem que a mudança não correspondeu às expectativas e 26% das pessoas pesquisadas disseram que se arrependiam de ter deixado o emprego anterior.

E há também aqueles que não têm a opção de trocar de emprego. Seja por responsabilidades financeiras ou preocupações pessoais, às vezes a pessoa não tem escolha, a não ser permanecer onde está. Isso pode ser muito frustrante. Mas, mesmo assim, existem maneiras de tomar as rédeas de sua carreira e de sua felicidade.

Como coach de carreira, meu conselho é explorar maneiras de encontrar satisfação em seu local de trabalho atual antes de tomar a decisão de sair. Para a maioria, alguns pequenos ajustes podem fazer toda a diferença.

Portanto, se você não tem como pedir demissão ou se deseja dar uma última chance ao seu emprego atual, aqui estão três maneiras, apoiadas por pesquisas, para encontrar maior satisfação no trabalho – mesmo quando sente que está no limite.

1. Invista em relacionamentos

Pesquisadores descobriram que os 10% das pessoas mais felizes mencionam ter fortes vínculos positivos. E as pessoas com bons relacionamentos no trabalho têm sete vezes mais chances de se envolver nas tarefas, produzir um trabalho de maior qualidade e gozar de maior bem-estar geral.

explore maneiras de encontrar satisfação em seu local de trabalho atual antes de tomar a decisão de sair.

Mas cultivar uma comunidade sólida pode ser difícil, ainda mais quando se trabalha em home office. As conversas no cafezinho estão menos comuns do que nunca. No entanto, essas interações são benéficas para nossa felicidade, bem-estar mental e desempenho profissional.

Portanto, em vez de mergulhar no trabalho logo de cara, recomendo agendar 10 minutos de conversa com algum colega. Você também pode terminar o dia com esse tipo de conexão. Ou então, organize as reuniões para que todos passem os primeiros 10 minutos jogando conversa fora. Investir nos relacionamentos pode ajudar a tornar qualquer emprego mais satisfatório.

2. Invista nos seus pontos fortes

Pesquisadores descobriram que o engajamento é um indicador muito melhor de satisfação com o trabalho do que a felicidade. A pesquisa revelou que a consciência dos próprios pontos fortes e a vontade de deixar uma assinatura pessoal no trabalho é um dos caminhos mais certeiros para entrar nesse estado de imersão e foco profundo.

Mas, além disso, o engajamento está associado a níveis mais altos de emoções positivas, motivação, satisfação no trabalho e bem-estar geral, bem como níveis mais baixos de estresse.

Acredito que a maioria das pessoas tem entre três e sete pontos fortes característicos. Encontre-os fazendo as seguintes perguntas:

• Você se sente particularmente animado ao colocar essa habilidade em prática?

• Quando você usa esse ponto forte, se sente como “o seu verdadeiro eu”?

• Você tem um forte desejo de fazer uso do seu ponto forte com frequência?

• Sua energia se renova quando você usa essa habilidade?

• Você se sente particularmente feliz ou entusiasmado quando essa habilidade faz parte do seu processo?

Por exemplo, se o “bom senso” é um de seus principais pontos fortes, você pode exercitá-lo encontrando um mentor ou construindo uma rede de colegas com perspectivas diferentes.

3. Conecte-se a algo maior

Nutrir significado pode ser uma das maneiras mais poderosas de recarregar as energias da sua experiência no trabalho. Definidas como “uma conexão com algo maior do que você”, as pessoas que acreditam que suas vidas têm algum significado são mais produtivas, resilientes, felizes e engajadas, além de relatarem níveis mais baixos de depressão, ansiedade e de vício em trabalho.

Um exercício que pode aumentar os níveis de sentido e de conexão é discutir com seus colegas, amigos ou familiares como o trabalho que você faz ajuda a tornar o mundo um lugar melhor e como isso ajuda outras pessoas. Está provado que discutir questões como essas aumenta os níveis de propósito e de sentido para os trabalhadores em uma variedade de áreas.

Tenha você condições de pedir para sair do emprego ou não, é melhor tentar antes algumas mudanças sutis. Às vezes, regar o gramado onde você já está pode ser a melhor maneira de criar um jardim mais bonito do que você jamais imaginou.


SOBRE O AUTOR

Daniel Lerner é instrutor clínico na Universidade de Nova York, palestrante e coach de desempenho especializado em pontos fortes. saiba mais