O segredo para se destacar no trabalho pode não ser o que você pensa
Um estudo da Columbia Business School revelou qual é o fator que pode alavancar a carreira de maneira simples

Ser autêntico no trabalho nem sempre é simples. No entanto, pesquisas recentes indicam que a forma como uma pessoa é vista socialmente pode determinar o quanto ela consegue se mostrar verdadeira no ambiente profissional.
De acordo com a Columbia Business School, o status social, definido pelo grau de simpatia e aceitação de alguém, é um fator decisivo para a autenticidade. O estudo sugere que esse aspecto pode ser tão relevante quanto a autoestima.
Leia também: Habilidade simples pode ser o segredo para promoção no trabalho.
Status social x hierarquia
Os pesquisadores conduziram experimentos com milhares de participantes. Em um deles, os voluntários foram informados se haviam ou não sido selecionados para o prêmio de Funcionário do Mês, associado à admiração dos colegas.
Essa manipulação de status social revelou que os mais bem avaliados relataram maior autenticidade sentida e expressa.
Leia mais: Como chefes otimistas criam um ambiente de trabalho mais produtivo e feliz.
O estudo aponta que a popularidade exerce mais influência do que a hierarquia formal. Embora cargos de liderança ofereçam poder, são as relações sociais positivas que ampliam a sensação de autenticidade no ambiente profissional.
Você pode se interessar também:
Relevância para o bem-estar
Pesquisas anteriores já associaram a autenticidade a níveis mais altos de engajamento e felicidade. Uma meta-análise publicada em 2020 reforçou que a autenticidade é fundamental para o bem-estar geral dos funcionários.
Assim, os resultados recentes mostram que a popularidade não se limita ao período escolar, mas pode ser uma das ferramentas mais poderosas para se manter autêntico e confortável no trabalho.
Com informações de Sarah Bregel em reportagem da Fast Company.