O truque simples que pode “enganar” seu cérebro e fazer você se sentir mais feliz
Cientistas apontam que uma atitude fácil pode ajudar a melhorar o humor e até a saúde mental

O cérebro humano é capaz de pregar peças o tempo todo. Da mesma forma que ele pode gerar pensamentos negativos, ansiedade e tristeza, também é possível “enganá-lo” para se sentir mais feliz. Pesquisadores afirmam que uma simples mudança na expressão facial pode impactar diretamente o humor e até colaborar no combate à depressão.
De acordo com o CNBC Make It, fingir um sorriso, mesmo que não seja espontâneo, pode ajudar seu cérebro a interpretar que você está bem. É o que mostra um estudo da Universidade do Sul da Austrália, publicado na revista Experimental Psychology.
Na pesquisa, 120 participantes foram convidados a segurar uma caneta entre os dentes, o que força os músculos do rosto a reproduzir o movimento de um sorriso. O resultado foi claro: além de modificar a expressão, a atividade muscular gerou emoções mais positivas e sensações de bem-estar.
O pesquisador Marmolejo-Ramos explica que o sorriso estimula a amígdala, região do cérebro responsável pelas emoções, que libera neurotransmissores capazes de criar um estado emocional positivo. Isso significa que, ao sorrir, o cérebro entende que você está bem, estimulando a produção de dopamina e serotonina, hormônios que aumentam o prazer e reduzem o estresse.
A neurologista Dra. Isha Gupta, de Nova York, também reforça que sorrir eleva os níveis desses hormônios, ajudando na redução da ansiedade, do estresse e até na prevenção da depressão.
Outra pesquisa, feita em 2009 pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, mostrou que pessoas que usavam botox e, por isso, não conseguiam franzir a testa eram, em média, mais felizes do que aquelas que conseguiam expressar preocupação. Estudos adicionais ainda associam o ato de sorrir à redução da pressão arterial e ao aumento da longevidade.
Fingir um sorriso não é apenas um gesto, é uma ferramenta poderosa que pode ajudar seu cérebro a se sentir mais feliz, mesmo nos dias difíceis.