Para demonstrar suas qualidades ao buscar emprego, conte uma boa história

Quando os entrevistadores se identificam com a história do candidato, eles confiam mais em suas habilidades

Créditos: SvetaZi/ iStock

Eileen Smith 4 minutos de leitura

“Será que você poderia nos contar sobre alguma situação em que você...?” 

Esse tipo de pergunta é inevitável em entrevistas de emprego para cargos de gerência. E elas são também a deixa perfeita para o candidato causar uma boa impressão enquanto conta a sua história, dando uma resposta que fique na memória dos recrutadores.

Histórias transformam conceitos abstratos em ideias tangíveis, tocantes e memoráveis. Também são uma forma de demonstrar, durante uma entrevista, sua capacidade de liderança. Quando os entrevistadores se identificam com um candidato por meio de histórias genuínas, sentem que têm um relacionamento mais profundo com ele.

Existem algumas perguntas clássicas para as quais você pode se preparar:

- Conte sobre alguma situação em que você discordou de seu chefe. 

- Conte sobre alguma ocasião em que você precisou lidar com um funcionário difícil.

- Conte sobre uma época em que você (preencha com uma tarefa importante para o cargo que você tinha).

- Para responder melhor a esse tipo de pergunta, estude a descrição do cargo e reflita sobre o seu histórico, tanto profissional quanto voluntário, para encontrar histórias que ilustrem sua experiência com as qualificações exigidas.

OS ELEMENTOS DE UMA BOA HISTÓRIA

Uma boa história tem que ter uma situação, um problema, um desenvolvimento e uma resolução. Comece definindo o contexto e o cenário. Descreva o trabalho que você tinha e a sua função.

Depois, introduza a ação: conte o que aconteceu. Um problema inesperado apareceu ou você recebeu uma tarefa nova e desafiadora. Adicione alguns comentários pessoais e detalhes ilustrativos para tornar a narrativa mais interessante, mas não exagere a ponto de perder o fio da narrativa.

Histórias transformam conceitos abstratos em ideias tangíveis, tocantes e memoráveis.

Lembre-se de elogiar seus colegas de trabalho ao longo da sua história. Uma entrevista de emprego não é o momento de bancar o herói e dizer que precisou brilhar porque seu colega não sabia o que estava fazendo.

Adicione um pouco de tensão à narrativa, explicando como o sucesso ou as próximas etapas da equipe dependiam de sua capacidade de superar esse desafio. Descreva as atitudes que tomou, os prós e contras que considerou antes de tomar as decisões e o processo em que se baseou para cumprir a tarefa.

Conclua contando o resultado do seu trabalho e com a explicação de como ele resolveu o problema, ajudou a equipe ou criou um novo produto ou solução.

Crédito: Freepik

O PASSO A PASSO

1. O primeiro passo é identificar seu objetivo. Ao contar uma história, o que você deseja que seus entrevistadores foquem nas suas qualificações ou na sua ética de trabalho? Para desenvolver sua história, pense em um título e uma ideia central. Isso vai ajudá-lo no início do processo.

2. Entenda bem quem é o seu público. Examine a descrição do cargo e peça informações mais aprofundadas aos seus contatos. Quais são os objetivos dos entrevistadores para a nova pessoa que vão contratar? Que desafios eles querem resolver na empresa? Adapte sua mensagem ao seu público.

3. Comece sua história definindo o contexto. Deixe seus entrevistadores saberem o que estava acontecendo na ocasião e por que sua contribuição foi importante. Crie um enredo cativante. Faça com que os ouvintes fiquem curiosos com o final da narrativa antes de você chegar lá.

4. Apresente o problema. Esta é a reviravolta da sua história. Que situação inesperada surgiu que o impediu de fazer negócios do mesmo jeito de sempre? Que novo desafio precisava ser superado? Por que você foi o escolhido para encarar essa tarefa? Enquanto estiver treinando sua fala, descreva uma situação relacionada à pergunta que você espera que eles possam fazer.

5. Neste ponto da narrativa, é importante traçar o caminho para a solução. Explique como analisou o problema e seu processo de tomada de decisão. Faça com que os recrutadores entendam as ações que você implementou por que as escolheu. As coisas podem parecer óbvias quando narradas em retrospectiva, mas, na época, você provavelmente precisou escolher entre opções difíceis ou imperfeitas.

6. Conte a solução, ou o final – como seu trabalho salvou o dia, fez a diferença ou alcançou a meta que sua liderança queria ver? Não tenha medo de reforçar a habilidade que você quer enfatizar. A repetição ajuda as pessoas a se lembrarem.

ENSAIE SEU DISCURSO 

Pratique contando suas histórias em voz alta. Você pode fazer isso com amigos e familiares ou até mesmo sozinho, usando o gravador do seu telefone ou computador.

Tire os trechos que não caem bem ou que não respondem à pergunta em questão. Ninguém quer que os entrevistadores se distraiam porque se alongou demais falando sobre os almoços no escritório se isso não ajudar a mostrar suas habilidades.

Aprimore suas narrativas para que elas fiquem redondas e para que os ouvintes captem diretamente a moral da história


SOBRE A AUTORA

Eileen Smith é especialista em treinamento de executivos para falar em público. saiba mais