Por que a segunda-feira é, de fato, o melhor dia para o trabalho presencial

O melhor antídoto para o mal-estar de domingo é tornar as segundas-feiras no escritório mais alegres

Crédito: Marvin Meyer/ Unsplash

Vineet Jain 4 minutos de leitura

À medida que as empresas vão fazendo a transição para escalas híbridas, muita gente tem optado por trabalhar remotamente às segundas-feiras. Eu acho que isso é um erro. Sinceramente, acredito que o melhor dia para trabalhar no escritório, presencialmente, é a segunda-feira.

Do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional à produtividade da equipe, vejamos por que a segunda-feira é o dia mais importante para estar no escritório.

REDUZA O MAL-ESTAR DE DOMINGO

Para muita gente, o trabalho remoto piorou o mal-estar aos domingos e aumentou o pavor das segundas-feiras. Sem o deslocamento físico, os funcionários remotos acabam enfrentando um bloqueio mental difícil quando fazem a transição da vida pessoal para a rotina de trabalho. Infelizmente, esse fenômeno está afetando negativamente o engajamento e a produtividade em muitas empresas.

Quando a semana de trabalho começa em casa, as primeiras horas da segunda-feira podem escapar entre os dedos.

É hora de encerrar esse ciclo, incentivando os funcionários a aproveitarem ao máximo suas segundas-feiras. É por isso que acredito piamente que o melhor antídoto para o mal-estar de domingo é tornar as segundas-feiras no trabalho mais alegres. Por sorte, há muitas maneiras de tornar esse dia-feiras mais produtivo.

EVITE O DESÂNIMO

Os usuários regulares de transporte público estão bastante familiarizados com o congestionamento no meio da semana, ao passo que as segundas e sextas-feiras permanecem relativamente tranquilas nas estradas e nas linhas de trânsito.

À primeira vista, esse padrão faz sentido. As pessoas não querem piorar a sensação de domingo tendo que pensar no deslocamento para o trabalho na segunda-feira, e as sextas-feiras geralmente são vistas como um bom dia para emendar no fim de semana.

Porém, quando examinamos a situação de uma perspectiva mais crítica, percebemos que evitar o deslocamento para o trabalho na segunda-feira pode custar a produtividade e o engajamento.

Crédito: Artur Szczybylo/ Dreamstime

Você já ouviu falar do desânimo das segundas-feiras? Quando as pessoas encaram as segundas-feiras com pouca paciência e pouca conexão com os colegas que também estão no modo remoto, isso leva a uma falta de ímpeto e de entusiasmo em relação ao trabalho. Percebi essa tendência quando minha empresa, a Egnyte, era totalmente remota.

Quando a semana de trabalho começa em casa, as primeiras horas da segunda-feira podem escapar entre os dedos enquanto as pessoas dormem, fazem exercícios, preparam o café da manhã e se perdem em um mar de mensagens assíncronas com colegas, discutindo prioridades, tarefas e próximos passos.

As segundas-feiras podem ser o momento perfeito para melhorar a produtividade e o trabalho em equipe. 

Embora os funcionários possam e devam desfrutar de um certo grau de flexibilidade e de concessões pessoais – afinal de contas, o bem-estar pessoal se traduz em uma força de trabalho mais feliz e produtiva –, essa postura displicente pode se tornar problemática. 

Na pior das hipóteses, as segundas-feiras no home office podem criar um padrão de letargia e medo relacionado ao trabalho, o que pode afetar negativamente o desempenho geral e a satisfação dos funcionários. 

MELHORE AS CONEXÕES

No entanto, na melhor das hipóteses, as segundas-feiras podem ser o momento perfeito para melhorar a produtividade e o trabalho em equipe. 

As conexões pessoais entre colegas são a força vital de um negócio próspero e, portanto, uma necessidade em ambientes profissionais. E essas conexões começam na segunda-feira.

Uma nova transição é o momento ideal para ressignificar aquele que tradicionalmente consideramos "o pior dia da

as segundas-feiras no home office podem criar um padrão de letargia e medo relacionado ao trabalho.

semana". Começar a semana no escritório permite que você defina um novo tom e transforme a produtividade desse dia que passamos a temer. Talvez essa ideia não agrade muito de primeira, mas, acredite, seus funcionários passarão a apreciá-la com o tempo.

A transição para uma segunda-feira no presencial define um tom otimista para os próximos dias, garantindo que os funcionários iniciem a semana com energia e motivação. Quando reunidos pessoalmente, eles podem rapidamente virar a chave para o "modo trabalho" e elaborar de forma colaborativa a agenda da semana que se inicia.

Além disso, as segundas-feiras no escritório desencorajam a tendência de acumular a vida pessoal só nos fins de semana e ajudam as pessoas a evitar as distrações de casa. Essa mudança pode aumentar bastante a produtividade e promover um ambiente de trabalho mais positivo.

DÊ O TOM PARA A SEMANA DE TRABALHO

A semana de trabalho como a conhecíamos mudou durante a pandemia. Conforme as transações no escritório recomeçam, ressignificar as segundas-feiras é uma oportunidade que não podemos perder.

O trabalho presencial tem o poder de promover o engajamento, eliminar as barreiras e estimular a colaboração e a criatividade.

Essas conexões são igualmente essenciais para os funcionários individualmente, contribuindo para relacionamentos de mentoria, desenvolvimento de habilidades e uma rede profissional sólida. Ao iniciar essa transição agora, você estará preparado para colher os benefícios de uma força de trabalho mais produtiva e engajada.

A pergunta é: você está pronto para se livrar do desânimo das segundas-feiras e criar melhores hábitos para a equipe?


SOBRE O AUTOR

Vineet Jain é cofundador e CEO da plataforma Egnyte, de gerenciamento e segurança de conteúdos na nuvem. saiba mais