Por que é tão difícil lidar com a rejeição no ambiente de trabalho
Infelizmente, é preciso aprender a lidar com a rejeição – e crescer a partir dela

O mundo do trabalho é um prato cheio para potenciais rejeições. Você pede um favor a um colega e ele pode recusar. Você se inscreve para uma vaga e talvez não consiga. Você tenta uma promoção e pode ser ignorado. Envia uma proposta a um cliente e ela pode ser recusada.
Uma parte fundamental do sucesso é estar disposto a aprender com esses obstáculos, em vez de ficar paralisado diante deles. Mas a verdade é que pode ser difícil superar uma rejeição. Antes de aprender qualquer coisa com ela, primeiro é necessário lidar com as emoções associadas a esse tipo de situação.
A primeira pergunta que você deve fazer é se essa rejeição em particular está te incomodando ou se a rejeição, de forma geral, é um problema para você.
Diversas pesquisas sugerem que algumas pessoas têm um nível alto de sensibilidade à rejeição. Existe até uma medida para isso, chamada Rejection Sensitivity Questionnaire (Questionário de Sensibilidade à Rejeição).
Esse questionário pede que você considere uma série de situações em que pede algo a outra pessoa. Você classifica tanto o nível de ansiedade ou preocupação que pode sentir nessas situações quanto o grau em que espera que alguém aceite ou rejeite seu pedido.
Pessoas com alta sensibilidade à rejeição ficam muito ansiosas quando enfrentam a possibilidade de serem rejeitadas e podem também achar que seus pedidos vão ser sempre recusados. A sensibilidade à rejeição pode ser uma reação que as pessoas desenvolvem devido a sentimentos provocados por pessoas importantes na infância.
Se você geralmente sente ansiedade em relação à rejeição, isso pode atrapalhar sua vida no trabalho. Você pode evitar pedir o que precisa ou deixar de buscar novas oportunidades. Também pode reagir com medo ou raiva quando sente que está sendo rejeitado.
A rejeição dói, e essa dor pode durar um tempo.
Talvez você interprete críticas a um projeto ou ao seu desempenho como uma rejeição pessoal, em vez de uma oportunidade de melhorar.
Se você é sensível à rejeição de forma geral, provavelmente adquiriu um conjunto de hábitos que não vão sumir sozinhos. Essa sensibilidade vai afetar tanto sua vida profissional quanto pessoal. Então, vale a pena aprender a lidar com isso.
Um bom terapeuta pode ser uma parte importante do processo de entender a origem da sua ansiedade e da expectativa de rejeição, além de ajudar a desenvolver estratégias para lidar com situações futuras de forma mais eficaz.
COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA DE REJEIÇÃO NO TRABALHO
Mesmo que você não seja uma pessoa muito sensível à rejeição, talvez ache difícil lidar com uma situação específica de rejeição no trabalho.
Talvez você tenha um amigo ou colega de confiança que te virou as costas. Quem sabe um cliente de longa data decidiu trabalhar com outra pessoa. Ou talvez você tenha se inscrito para um emprego que realmente queria, mas perdeu para outro candidato.
É claro que ninguém deve esperar superar uma rejeição imediatamente. A rejeição dói, e essa dor pode durar um tempo. O sono é uma parte importante da sua capacidade de lidar com emoções difíceis, então ter boas noites de sono pode ajudar a superar uma rejeição no trabalho mais dolorosa.

Se uma rejeição específica continua te incomodando, provavelmente ela reflete uma perda significativa para você, que vale a pena entender. Talvez você seja propenso a evitar pensar nas rejeições, mas pode ser útil escrever sobre elas. Esse exercício pode ajudar a tirar os pensamentos de dentro de você, o que tem efeito curativo. Além disso, pode ajudar a entender a origem da perda.
Talvez você se sinta traído por alguém em quem confiava. Pode ser que a rejeição afete algo que faz parte da sua autopercepção. A rejeição no trabalho pode parecer que está fechando um caminho da sua carreira no qual você estava investido. Se escrever sobre isso não ajudar, você pode se beneficiar do trabalho com um conselheiro ou terapeuta.
O sucesso na carreira, em última instância, exige que você se coloque em situações em que possa enfrentar a rejeição. Mais do que isso, é praticamente impossível fazer algo significativo sem ser rejeitado com alguma frequência.
Isso significa que você precisa desenvolver estratégias para aceitar as rejeições, analisá-las para aprender como ser mais eficaz e continuar enfrentando desafios difíceis – que podem até levar a mais rejeições no futuro.