Pratique estes 7 hábitos para se tornar mais otimista no trabalho e na vida

O otimismo promove habilidades como regulação emocional, resiliência e capacidade de superação, que podem ser aperfeiçoadas e praticadas

Crédito: Anastasiya Badun/ Pexels

Sadiya Kherani 3 minutos de leitura

“Um otimista é alguém que acredita que o amanhã pode ser melhor do que hoje e assume um papel ativo para que isso aconteça”,  escreveu Tony Safoian, CEO de tecnologia.

O otimismo, ou o hábito de ter esperança e confiar no futuro, pode beneficiar seu trabalho, sua vida doméstica e sua longevidade. Ele está ligado a uma saúde melhor, melhor imunidade, vida mais longa e maior sucesso nos relacionamentos e no trabalho, explica Sue Varma, psiquiatra e autora de Practical Optimism: The Art, Science, and Practice of Exceptional Well-Being (O Otimismo Prático: A Arte, a Ciência e a Prática do Bem-Estar Excepcional, em tradução livre).

Um estudo da Escola de Medicina de Harvard revelou que uma postura otimista pode ajudar os pacientes a se recuperar mais rapidamente e a ficar longe do hospital. Em um estudo com 309 pacientes de meia-idade submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, os otimistas apresentaram metade da probabilidade de precisar de reinternação do que os pessimistas.

Embora 25% da capacidade de alguém de ser otimista seja genética, o restante pode ser aprendido. O otimismo promove habilidades como regulação emocional, resiliência e capacidade de superação, que podem ser aperfeiçoadas e praticadas. Se você tem dificuldade em ver o lado bom das coisas, há maneiras de treinar para se tornar mais otimista. 

MÉTODO ABC

Esse método consiste em três etapas: um evento disparador, sua crença sobre o que ele significa e as consequências de como você reage a ele. Pode ser aplicado em situações cotidianas, como no trânsito. Em vez de ficar bravo com o motorista que te deu uma fechada, você pode dizer a si mesmo que ele estava com pressa porque estava atendendo a uma emergência.  

TRÊS BÊNÇÃOS

O exercício das “três bênçãos” foi introduzido por Martin Seligman, pai da psicologia positiva. É muito semelhante aos diários de gratidão, ou seja, todos os dias você escreve três coisas pelas quais é grato, para se lembrar de que há muitas coisas boas na sua vida. 

INVERTA OS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Outros métodos podem ajudá-lo a passar do pessimismo para o otimismo. O primeiro é invertendo seus pensamentos negativos. Isso significa mudar as perguntas que vivem na sua mente. Por exemplo, em vez de “qual é a pior coisa que poderia acontecer?”, você pode pensar em algo como “quais são os melhores desfechos possíveis?”.

Outro método é compartilhar suas perspectivas otimistas com outras pessoas. Quando você diz as coisas em voz alta, combate aquela criaturinha imaginária que fica em cima do seu ombro soprando opiniões pessimistas no seu ouvido. 

OBSERVE COM QUEM VOCÊ CONVIVE

Isso anda de mãos dadas com o próximo item, que é cercar-se de pessoas e notícias otimistas. Mas, como não dá para simplesmente evitar pessoas pessimistas, isso também inclui adquirir o hábito de contestar os comentários negativos que os outros fazem.

PROCURE UM PROPÓSITO

Uma vida orientada por um propósito leva a um maior bem-estar e longevidade. A felicidade é passiva, enquanto o propósito te capacita a agir e a se engajar em atividades significativas que trazem alegria. O propósito evolui e não precisa de validação externa – trata-se de alinhar suas paixões com suas ações. 

SE EXPRESSE

Também é importante continuar expressando suas emoções, mesmo que elas não sejam sempre positivas. Emoções reprimidas podem se manifestar na forma de doenças físicas.

Processar as emoções chamando-as pelo nome, exercendo controle sobre elas e as ressignificando é uma ótima estratégia para conhecê-las e lidar com elas. Escrever em um diário também é uma boa maneira de fazer isso.

PRATIQUE A AUTOCOMPAIXÃO

Sue Varma desafiou o conceito de autoestima, que está ligado a conquistas externas. Em vez disso, a autocompaixão – a compreensão de que as dificuldades fazem parte do ser humano – promove o bem-estar. 

O otimismo não é apenas uma forma de pensar, explica Varma. Embora seja parcialmente genético, 80% dele é determinado por hábitos, que são moldados por emoções, atitudes e comportamentos. 

Otimismo é uma prática ativa que leva ao bem-estar excepcional por meio de uma vida intencional, processamento emocional, autocompaixão e cultivo de hábitos saudáveis. Não importa se você está tentando melhorar sua vida profissional ou sua vida em geral, essas dicas podem ajudá-lo a chegar lá.


SOBRE A AUTORA