Princípio de Pareto: veja como regra simples pode turbinar sua produtividade

Como uma filosofia italiana do século passado pode ajudar a produtividade das organizações

Homem trabalhando produtivo home office
O Princípio de Pareto pode transformar sua rotina com uma regra simples. Crédito: Imagem gerada com auxílio de IA via Copilot

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

Conhecido como a regra do 80/20, o Princípio de Pareto tem se consolidado como uma das estratégias mais eficazes para aumentar a produtividade e aprimorar resultados tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, o conceito mostra que 80% dos efeitos derivam de apenas 20% das causas, uma proporção observada em diversos contextos, da economia à gestão de tempo.

Leia mais: 4 ferramentas que ajudam a medir sua produtividade e evolução profissional

Da economia à gestão moderna

Assim como divulgado em nota do Governo Federal, a teoria surgiu no início do século XX, quando Pareto identificou que 20% da população italiana concentrava cerca de 80% da riqueza do país. Décadas depois, o consultor Joseph Juran adaptou o princípio para o ambiente corporativo.

Na demonstração de Juran, 20% dos defeitos eram responsáveis por 80% dos problemas nas empresas. Desde então, o método passou a ser utilizado como uma ferramenta de priorização e eficiência.

Leia também: 10 mitos sobre produtividade que estão te impedindo de render mais

Como aplicar o Princípio de Pareto?

No ambiente empresarial, a “Análise de Pareto” auxilia gestores a identificar as causas mais relevantes dos desafios diários.

Pesquisadores apontam que a maioria dos problemas recorrentes têm origem em um número limitado de fatores. Ao reconhecer os problemas, é possível direcionar esforços de forma estratégica para resolvê-los, economizando tempo e evitando retrabalho.

Aplicar o método envolve listar problemas e causas, classificá-los por frequência e calcular o impacto de cada item. Essas informações, organizadas em um gráfico de Pareto, revelam os pontos que exigem atenção imediata.

Apesar de simples, o processo oferece dados essenciais para decisões mais assertivas.

Esse vídeo pode te interessar:

Casos reais de sucesso

Empresas como a Microsoft comprovam a eficácia do princípio. Em 2002, a companhia descobriu que 80% dos erros no Windows e no Office eram causados por apenas 20% dos defeitos.

Ao concentrar os esforços de correção nesses pontos, a empresa reduziu falhas e aumentou a eficiência operacional.

Uma estratégia para fazer mais com menos

O Princípio de Pareto é, em essência, uma ferramenta para identificar tarefas que realmente importam. Ao reconhecer os 20% que produzem 80% dos resultados, profissionais e organizações conseguem otimizar tempo, recursos e energia, para alcançar metas com objetivo.

Leia mais: 9 passos para criar uma rotina produtiva e equilibrada no home office


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais