Profissionais 40+ dão ótimos empreendedores graças a essas 5 qualidades

Ouvimos muito sobre prodígios que criam empresas na adolescência, mas pesquisas sugerem que empreendedores mais velhos tendem a se sair melhor

Crédito: miniseries/ iStock

Judith Humphrey 4 minutos de leitura

É comum lermos sobre empreendedores que criaram suas empresas quando eram muito novos. Bill Gates tinha 19 anos quando fundou a Microsoft – a mesma idade de Mark Zuckerberg quando lançou o Facebook e de Michael Dell quando fundou a Dell Technologies. Esses são casos clássicos de empreendedorismo bem-sucedido entre os jovens.

Mas não se deixe enganar pela idade desses prodígios da tecnologia. De acordo com um estudo de Harvard, os fundadores mais bem-sucedidos têm idade média de 40 anos ao iniciarem suas empresas.

Os empreendedores mais velhos tendem a se sair melhor. Pesquisas recentes sugerem que uma pessoa de 60 anos que inicia um novo negócio tem três vezes mais chances de sucesso do que uma de 30 anos. 

Eu sou exemplo disso: abri minha empresa, a The Humphrey Group, aos 43 anos e, mais de 30 anos depois, ela continua firme e forte. Aqui estão cinco motivos pelos quais a maturidade é um trunfo ao iniciar um negócio:

1. Experiência

Os empreendedores de meia-idade são bem-sucedidos porque trazem uma experiência preciosa para a empresa que está começando. Minha década de trabalho em empregos corporativos proporcionou uma base sólida para minha empresa.

Durante esses anos, trabalhei para quatro empresas, escrevendo discursos para CEOs. Essa experiência se mostrou extraordinariamente valiosa quando projetei a primeira proposta da nossa empresa: o Programa de Palestras para Executivos.

A experiência que você traz lhe dá credibilidade e permite que você crie um negócio com mais chances de prosperar.

 2. Conhecimento do mercado                                          

Os empreendedores que estão já no meio da carreira geralmente prosperam porque conhecem bem seu público-alvo. Se você passar anos em um emprego corporativo, vai descobrir produtos e serviços que são necessários e que você pode oferecer.

Aprendi em meus tempos de empresa que os executivos desejavam ser melhores na elaboração e execução de seus discursos e apresentações. Eles me procuravam com um rascunho e diziam: "você pode me dar uma mãozinha aqui?".

Crédito: Freepik

Eu ajudava esses executivos a definirem sua mensagem e a clarearem seus pensamentos. Ao fazer isso, enxerguei o que eu acreditava ser uma oportunidade.

Antes de lançar meu próprio negócio, fiz um seminário "piloto" para a empresa em que estava trabalhando. Muitos executivos de nível C compareceram. Também trabalhei com focus groups, nos quais os executivos falavam sobre que serviço gostariam de encontrar. Meu palpite estava certo, então lancei o The Humphrey Group.

Se você estiver interessado em empreender, pergunte a si mesmo: "o que posso oferecer que as pessoas precisam e querem?"; "estou percebendo uma oportunidade de mercado?".

3. Uma rede forte

Quando o profissional é mais experiente, é mais provável que tenha uma rede de contatos bem desenvolvida. Depois que lancei o The Humphrey Group, ganhei clientes dos executivos para os quais eu já havia escrito discursos. Um dos meus maiores apoiadores foi o CEO da Shell Canadá. Pedi contatos e ele me deu os nomes de outros CEOs.

Uma rede forte é a chave para o sucesso. Você vai desenvolver isso com o tempo, mas é aconselhável começar a cultivar esses contatos agora. Esses laços, bem como o respeito e a boa vontade que você estabelece, vão ser muito úteis quando iniciar seu negócio.

4. Confiança

A confiança inclui a crença em si mesmo e no que você está oferecendo. Eu achava que todos que ocupavam cargos de chefia comprariam o que estávamos oferecendo assim que soubessem do que se tratava. Esse é o nível de confiança necessário quando você é um empreendedor.

A experiência que você traz lhe dá credibilidade e permite que você crie um negócio com mais chances de prosperar.

Grande parte de seu sucesso vem de sua capacidade de dizer aos clientes em potencial o quanto eles vão ganhar trabalhando com sua empresa. Esse nível de confiança pode ser alcançado pelos empreendedores em meio de carreira porque eles têm experiência, conhecimento de mercado e redes valiosas.

5. Paixão

A paixão é outro elemento vital para o sucesso. Os empreendedores mais velhos, que há muito sonham em abrir uma empresa, geralmente têm essa qualidade em abundância.

Quando lancei o The Humphrey Group, eu havia imaginado e mentalizado o projeto por três anos. Vivia e respirava essa ideia desde muito antes de lançá-la.

Quando minha empresa foi lançada, eu trabalhava várias horas – geralmente o dia todo e até tarde da noite – pensando em propostas e apresentações para os clientes. Aquilo não era trabalho, era algo pelo qual estava apaixonada. Cada aspecto do negócio era parte de um sonho que eu estava vivendo.

Esse relacionamento intenso com sua startup é um ingrediente essencial para o sucesso.


SOBRE A AUTORA

Judith Humphrey é fundadora do The Humphrey Group, empresa de comunicações de liderança com sede em Toronto. saiba mais