Prova de inteligência emocional: como lidar com um chefe invejoso
Se você for bem-sucedido no trabalho, é comum que algumas pessoas sintam inveja. Mas e se o invejoso for seu chefe?
A comparação com os outros é uma parte central da experiência humana. No trabalho, inclusive, essas comparações são muito comuns. Às vezes, sentimos inveja da excelente apresentação de um colega ou ficamos com ciúmes porque outra pessoa foi escolhida para trabalhar em um projeto de alto nível.
Às vezes, também enfrentamos a inveja alheia em decorrência de nossos próprios sucessos. Mas e se a inveja ou o ressentimento vierem do seu chefe?
Quando um líder inseguro é surpreendido por um subordinado que o supera, é bem provável que ele se sinta ameaçado. Pesquisas mostram que, nesses casos, os chefes tendem a reagir de duas maneiras:
Reações que não vão te prejudicar: seu superior encontra uma maneira de se autodepreciar com humildade e acredita que seu desempenho é tão bom porque você é excepcional. Essa falsa narrativa serve para ajudá-lo a justificar suas próprias deficiências ou sua falta de popularidade. Se essa for a sua situação, seu chefe provavelmente é inofensivo, e é melhor não mexer nesse assunto.
Reações que podem prejudicá-lo: seu chefe geralmente diz ou faz coisas que deixam evidente a inveja dele. Veja alguns indicadores de que essas reações são prejudicais:
- Ele sempre encontra alguma coisa para criticar no seu trabalho, mesmo quando você alcança bons resultados e é elogiado por outras pessoas.
- Interrompe você com frequência durante reuniões ou encontros individuais.
- Desvaloriza suas realizações na frente da equipe.
- Parece ter prazer em apontar seus erros.
- Só lhe oferece projetos nos quais ninguém mais quer trabalhar.
Se essa for a sua situação, seu chefe talvez ache que o reconhecimento que você está recebendo é injusto ou que ele está sendo desvalorizado. É comum que um chefe com essa mentalidade se distancie de você, condenando-o ao ostracismo social e tentando eliminar quaisquer vantagens que você tenha no mercado.
Se você está vendo suas perspectivas se estreitarem por causa de um chefe invejoso, use as dicas a seguir para lidar com as emoções dele (e com sua carreira).
1. Entenda a psicologia
Seu chefe é um ser humano e tem a mesma necessidade de reconhecimento e respeito que qualquer outra pessoa. Quando ele vê você se sobressaindo, pode se sentir ameaçado. Isso dá origem a ciúmes, inveja ou frustração.
Os psicólogos chamam isso de estado de privação relativa – sentir-se em desvantagem ou inferior ao se comparar com os outros, associado à percepção de que você está em situação pior do que o outro. Embora caiba ao seu chefe lidar com os próprios sentimentos, talvez você também possa analisar se há algo que precise mudar no seu próprio comportamento.
Pergunte a si mesmo:
- Eu compartilho as atenções com essa pessoa?
- Dou crédito a ela quando é devido?
- Mostro gratidão e reconhecimento suficientes pelo trabalho em equipe por trás do meu sucesso?
Ao responder a essas perguntas, você estará em uma posição melhor para entender se algum de seus próprios comportamentos contribuiu para as inseguranças dos outros.
2. Lide com as reações alheias com humildade
Inevitavelmente, quando temos sucesso, nós o atribuímos à nossa própria ambição, motivação, habilidades e capacidades. Embora isso possa ser verdade, precisamos reconhecer as circunstâncias e as oportunidades favoráveis que encontramos ao longo do caminho. É aqui que você pode lembrar seu chefe de como é grato pelo apoio, orientação, estímulo e exposição que ele pode ter dado a você.
3. Use seu sucesso para capacitar seu líder e seus colegas
Quando você está prosperando, é fundamental encontrar maneiras de usar sua influência para ajudar os outros a terem sucesso. Compartilhe esse poder com seu chefe, inclua-o em eventos importantes e compartilhe sua experiência com os colegas por meio de orientação formal ou informal, ou organizando workshops para a equipe.
4. Seja ativo em evitar disputas por poder e status
Se o chefe se sentir ameaçado pelo seu prestígio, pode se tornar mais agressivo na forma como exerce poder e influência durante as reuniões e na frente das partes interessadas.
Para neutralizar a fonte dessa ameaça, em vez de revidar, valide a liderança, reconhecendo sua experiência e autoridade. Isso pode inspirar segurança e percepção positiva de eficiência, o que ajudará a evitar que você seja excluído.
Não deixe que esse tipo de atitude gere frustração. Se o chefe estiver menosprezando seus esforços, reagindo de forma que o prejudica ou impedindo seu sucesso, saiba que há maneiras de lidar com o mau comportamento dele e transformar a rivalidade em aliança.
Adaptado de conteúdo publicado pela "Harvard Business Review" e reimpresso com permissão da Harvard Business Review Press.