Quantas carreiras teremos no decorrer de uma vida mais longa?

Vivendo até os 100, haverá mais tempo para mudanças e adaptações profissionais

Crédito: Saulo Mohana/ Unsplash/ Istock

Kristen Sieffert 4 minutos de leitura

Os parâmetros que definem o que é uma carreira de sucesso estão mudando rapidamente, à medida que os seres humanos estão vivendo mais do que nunca e se mantendo saudáveis por mais tempo.

De acordo com uma nova pesquisa sobre a expectativa de vida conduzida pelo Centro de Longevidade de Stanford, completar 100 anos de idade será algo comum no próximo quarto de século. Mas como isso tende a impactar a nossa vida profissional?

Aos poucos, começará a se tornar mais possível (e viável) que os futuros trabalhadores consigam ter cinco (ou mais) carreiras em suas vidas – e isso sem nunca precisar pisar em um escritório. 

A perspectiva de aumento na longevidade é certamente empolgante, mas também exigirá que abracemos totalmente a arte da reinvenção e que nos comprometamos com o aprendizado constante ao longo da vida. Sendo assim, como os jovens profissionais de hoje podem começar a aproveitar ao máximo suas trajetórias que, provavelmente, serão longas e terão muitos capítulos?

NUNCA DEIXE DE REAPRENDER

O futuro pertence a quem quer crescer e adaptar-se às novas realidades empresariais. Ultimamente, isso significou

A perspectiva de aumento na longevidade é certamente empolgante, mas também exigirá que abracemos totalmente a arte da reinvenção.

aproveitar a comunicação por videochamadas e transformá-la em um ambiente produtivo de trabalho remoto. Nos próximos anos e décadas, pode significar reavaliar suas habilidades e buscar treinamento adicional para crescer na função atual, ou até mesmo mudar totalmente de carreira para se alinhar a modificações nos planos de vida.

Os profissionais precisam dedicar alguns dias, todos os anos, para pensar sobre em que ponto estão na vida pessoal, na carreira, sobre suas habilidades e para onde desejam caminhar a seguir.

As carreiras do futuro não serão lineares. O aprendizado será ainda mais importante no novo panorama, porque ele já conta com a necessidade de desvios. Teremos fases em que o principal será o trabalho, ou a paternidade, por exemplo.

Viver até os 100 anos permite, em tese, sair e voltar ao mundo do trabalho devido a diferentes prioridades e em diferentes momentos da vida – anos dedicados ao trabalho intercalados com tempo para criar filhos pequenos, cuidar de pais idosos etc.

Em um futuro do trabalho não tão distante, podemos esperar que os empregadores desenvolvam um sistema em que os funcionários consigam ajustar o número de horas no trabalho para acomodar sua agenda pessoal e promover o equilíbrio entre vida particular e profissional.

Enquanto isso, você deve continuar buscando oportunidades de crescimento e aprendizado, para estar pronto para dar o próximo passo na carreira quando for a hora certa. Recicle suas habilidades e aprenda novas sempre que puder.

FOQUE NAS SOFT SKILLS FUNDAMENTAIS

Adaptabilidade é vital, mas nem tudo vai mudar. As pessoas

Recicle suas habilidades e aprenda novas sempre que puder.

ainda precisam basear seu trabalho em habilidades e princípios fundamentais, para garantir que possam produzir grandes coisas e se comunicar de maneira eficaz com os outros. Os dispositivos que usamos podem mudar, mas nossa necessidade humana de conexão, não.

Conforme expandimos nossa comunicação virtual, as chamadas soft skills se tornarão as novas hard skills. Os avanços tecnológicos provavelmente ocorrerão tão rapidamente que a requalificação técnica se tornará a norma. Trabalhadores e líderes mais hábeis em conectar, liderar e colaborar serão aqueles que terão mais sucesso no novo mundo do trabalho.

RESERVE TEMPO PARA VOCÊ MESMO

Cuidar do seu bem-estar físico e emocional será ainda mais importante à medida que a estrada for se tornando mais longa. Isso pode significar tirar um ano sabático, aproveitar uma pausa prolongada para acompanhar sua família crescendo ou até mesmo viajar pelo mundo.

Os dispositivos que usamos podem mudar, mas nossa necessidade humana de conexão, não.

Os jovens profissionais devem estabelecer um equilíbrio entre vida profissional e pessoal o mais rápido possível, porque o estresse da vida adulta só se torna mais complicado com o passar dos anos. Encontrar o equilíbrio no início da carreira ajudará a criar limites e amortecedores quando a vida profissional trouxer mais desafios.

É quase impossível prever quais perguntas os jovens devem fazer a si mesmos para descobrir quanto tempo precisarão para certas fases de suas vidas e como gastá-lo com inteligência. De todo jeito, um bom começo seria buscar conselhos e sabedoria nas gerações mais velhas.

Aproveite a oportunidade de aprender com os veteranos que estejam te dando orientações no trabalho, ou converse com parentes que você admira. Pergunte o que eles gostariam de saber quando eram mais jovens e do que mais se arrependem. Leve suas palavras a sério.

Quer você viva até os 25, 50 ou 100 anos, a vida sempre será frágil e muito curta. Invista em você, em seus relacionamentos e na sua família. O verdadeiro valor de uma vida de 100 anos é encontrar alegria no percurso, não importa onde ele te leve, e ajudar os outros a fazerem o mesmo.


SOBRE A AUTORA

Kristen Sieffert é a presidente da Finance of America Reverse. saiba mais