Quer mudar o comportamento de alguém? Pare de cobrar e comece a agradecer

Pesquisadores explicam por que críticas falham e por que gratidão ativa a motivação real para mudar

Para mudar o comportamento de alguém, agradeça
Créditos: freepik.com

Jessica Stillman 4 minutos de leitura

Aqui vai uma cena bem comum lá em casa. Veja se também soa familiar para você. Depois do banho, meu marido costuma esquecer de colocar as roupas sujas no cesto. Isso me tira do sério, então eu peço para ele recolher. No outro dia, tenho que pedir de novo. E de novo. E de novo.

Estamos casados há 15 anos e toda essa insistência parece não surtir efeito algum. Metade das vezes que entro no banheiro, ainda encontro um amontoado de meias e cuecas espalhadas pelo chão.

Tirando isso, meu marido é um homem atencioso e cuidadoso. Então por que isso continua acontecendo? Segundo a psicologia, o problema provavelmente não é ele – é a minha ideia de que insistir é uma boa forma de fazer alguém mudar.

“Temos a sensação de que não vamos conseguir o que queremos do outro, então sentimos que precisamos continuar pedindo até conseguir”, explicou o psicólogo Scott Wetzler ao “The Wall Street Journal. Mas, em vez de provocar uma mudança, a insistência faz com que a pessoa se sinta diminuída e acabe ignorando ainda mais o pedido. Quem insiste passa a insistir ainda mais – e a frustração só aumenta.

Em vez de provocar uma mudança, a insistência faz com que a pessoa se sinta diminuída.

Esse tipo de dinâmica pode desgastar o casamento – não por acaso, estudos associam muita cobrança a níveis mais baixos de satisfação conjugal –, mas ela é igualmente ineficaz em relações entre pais e filhos, sócios e chefes e funcionários.

Então o que fazer para que alguém mude de comportamento? Um novo estudo aponta um caminho. Mas, se você está preso ao hábito de cobrar constantemente, ele pode soar estranho à primeira vista.

O TRUQUE PARA FAZER ALGUÉM MUDAR SEU COMPORTAMENTO

Depois de anos de pequenos conflitos recorrentes sobre roupa suja no chão do banheiro, confesso que a última coisa que me dá vontade de fazer é agradecer ao meu marido pela única vez, em cada 10, em que as roupas vão parar no cesto. Mas um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, publicado na revista “Personality and Social Psychology Bulletin”, mostra que quando o objetivo é mudar o comportamento do outro, agradecer é melhor do que cobrar.

Os pesquisadores analisaram três estudos diferentes sobre a relação entre demonstrações de gratidão e mudança de comportamento em casais. Em um deles, 151 casais mantiveram um diário registrando interações ligadas a algo que um dos parceiros queria que o outro mudasse.

"Demonstrar gratidão ajuda a pessoa a encontrar motivação própria para mudar."

O resultado foi claro: quanto mais a pessoa sentia que seus esforços eram notados e valorizados pelo parceiro, maiores eram as chances de ela continuar tentando mudar. Depois de nove meses, aqueles que se sentiram mais reconhecidos foram justamente os que apresentaram as mudanças mais significativas.

“Isso sugere que, quando você pede algo ao seu parceiro e ele se mostra disposto a tentar, demonstrar gratidão ajuda essa pessoa a encontrar motivação própria para mudar – o que aumenta bastante as chances de a mudança acontecer de verdade”, resume o “Research Digest”, da Sociedade Britânica de Psicologia .

FÁCIL DE ENTENDER, DIFÍCIL DE COLOCAR EM PRÁTICA

Na teoria, tudo isso faz bastante sentido. Quando você reconhece o esforço de alguém – mesmo que pequeno –, essa pessoa tende a se sentir melhor consigo mesma e com você. Quando você reclama ou pressiona, acontece o contrário. Qual dessas abordagens parece mais provável de fazer com que alguém se esforce mais?

Na prática, porém, a coisa complica. Minha própria experiência mostra que, no calor do momento, esse truque – elogiar um avanço mínimo quando tudo o que você quer é reclamar – pode ser difícil de aplicar. Quando finalmente vejo um par de meias do meu marido no cesto, a última coisa que eu quero é elogiá-lo. É impossível não lembrar das centenas de vezes em que fui eu quem tive de colocá-las lá.

A gratidão tende a motivar muito mais do que reclamações constantes.

Mas se você se importa mais com resultado do que com alívio momentâneo, a psicologia aponta que esse é o caminho. No mundo animal, reforço positivo é a forma mais eficaz de treinar um filhote – e, pelo visto, também funciona melhor para incentivar mudanças em adultos. A gratidão tende a motivar muito mais do que reclamações constantes.

Se você realmente quer que alguém mude, insistir pode até aliviar momentaneamente sua frustração, mas não vai produzir um efeito duradouro. Em vez disso, experimente expressar gratidão, apoio e ter um diálogo mais aberto.

Este artigo foi publicado originalmente na “Inc.”, publicação parceira da Fast Company.


SOBRE A AUTORA