Quer se sentir melhor agora? A ciência aponta um gesto simples

O gesto simples que ativa a dopamina e melhora o bem-estar

Casal rindo
Ao transformar pequenas atitudes em hábito, o cérebro passa a associar conexão social e propósito. Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Dar um presente de aniversário, surpreender um amigo ou ajudar alguém sem aviso prévio é uma forma simples de se sentir feliz. Esse tipo de gesto ativa áreas do cérebro ligadas à recompensa e cria uma sensação imediata de bem-estar, mesmo fora de datas comemorativas.

Uma pesquisa do Healthy Minds Poll, da Associação Americana de Psiquiatria, mostra que atos de generosidade estão diretamente associados ao aumento da sensação de satisfação pessoal. O estudo indica ainda que a prática contínua de gestos positivos eleva os níveis de dopamina, neurotransmissor ligado à motivação e ao prazer.

Leia mais: O segredo da felicidade no trabalho não é o que você imagina, diz pesquisa.

Em entrevista ao CNBC Make It, a Jennifer Moss, ex-membro do Conselho Global da Felicidade e autora de “Unlocking Happiness at Work” (Desvendando a Felicidade no Trabalho), explica que a liberação de dopamina é como uma solução quase automática para o bem-estar.

A abordagem simplifica um processo complexo e ignora fatores como contexto social, saúde mental e condições de vida que influenciam diretamente essas respostas químicas.

Leia mais: Estes 7 livros sobre felicidade podem transformar seu dia a dia.

Ainda assim, evidências científicas apontam que ações simples, como ajudar um desconhecido, fazer trabalho voluntário ou demonstrar gratidão, ativam centros de recompensa do cérebro. Exames de imagem mostram redução da atividade relacionada ao estresse quando o foco está em contribuir com outras pessoas.

Leia mais: Quando a felicidade vira produto, seguimos adoecendo.

Você pode se interessar também:

Ao transformar pequenas atitudes em hábito, o cérebro passa a associar conexão social e propósito a sensações positivas. Esse ciclo de comportamentos amplia o bem-estar emocional e ajudam a manter uma rotina mais equilibrada e feliz.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais