Quer ser mais feliz no trabalho? Experimente adotar estes 4 comportamentos
É fácil se deixar levar pelo caos da rotina de trabalho. Mas algumas estratégias podem te ajudar a trazer mais alegria para sua vida, criando memórias felizes

Às vezes, as semanas de trabalho passam num piscar de olhos. Você começa seus dias como quem sobe numa montanha-russa. Mal aperta os cintos e, antes de piscar, o dia já acabou. E aí é hora de começar tudo de novo. Com a correria, as emoções que você experimenta na hora que passa de uma tarefa para outra provavelmente acabam se perdendo na confusão. E aí fica mais difícil ser feliz no trabalho.
Como os pesquisadores Barbara Fredrickson e Daniel Kahneman já apontaram, a maior parte das nossas vidas é vivida por meio das memórias dos eventos, e não pelo momento desses eventos em si. Paradoxalmente, então, você precisa pensar em como criar memórias de uma vida profissional feliz, em vez de tentar maximizar a felicidade que você está sentindo neste instante.
Como analogia para entender melhor por que esse método funciona, pense na sua experiência com a passagem do tempo. Enquanto você vive o momento, o tempo parece mais longo quando você está entediado e consegue prestar atenção ao passar das horas.
Por outro lado, ao olhar para trás, o tempo parece mais longo quando você está fazendo coisas novas, aquelas que servem como marcos na sua memória para o tempo que passou. Assim, os dias que parecem longos não são tão compridos quando você os olha pelo retrovisor, mas os dias que passam voando podem parecer longos na memória.
O PARADOXO DA AMBIÇÃO
As pessoas se sentem energizadas pela insatisfação. Se engajar em um objetivo para realizar uma ação exige que exista algo que você gostaria de alcançar ou algo que você gostaria de evitar e ainda não conseguiu. Afinal, se você tivesse tudo o que quer na vida, não teria motivo para fazer nada.

Um lugar onde isso se manifesta no trabalho é no desejo de promoção e reconhecimento. Quando você aspira a um outro cargo ou a mais responsabilidades, sua energia motivacional vem da insatisfação com sua situação atual. Isso pode fazer você se concentrar nos aspectos do seu cargo (ou da empresa) que não são tão ideais.
No dia a dia, sua ambição vai fazer você se sentir menos feliz com o trabalho do que se estivesse satisfeito com o seu papel. Mas isso não significa que você não pode ser feliz se for ambicioso. Só precisa encontrar satisfação olhando para a sua trajetória, e não para o seu estado atual.
Sinta-se bem com as melhorias nas suas habilidades e com as coisas que já conquistou. Foque nas relações que você desenvolveu no ambiente profissional e no impacto que seu trabalho tem causado. Ao expandir seu horizonte de tempo para pensar sobre o seu trabalho, você pode se permitir ser ambicioso e, ao mesmo tempo, ficar satisfeito com o seu progresso.
CELEBRE SEUS SUCESSOS
É comum completar uma tarefa e imediatamente partir para a próxima. Como resultado, você foca na intensidade do trabalho que está fazendo, mas não tem a oportunidade de refletir sobre o valor daquilo que acabou de terminar.

Tire um tempo para celebrar as vitórias das quais você participou. Quando um cliente assina um contrato, uma venda é fechada ou um relatório é distribuído para um grande público, dê uma voltinha de campeão. Reflita sobre o impacto que seu trabalho tem na sua empresa e nas pessoas que ela atende.
Esses poucos momentos que você passa celebrando vão te ajudar a lembrar a influência que a sua atuação tem no sucesso da sua equipe e da sua empresa. Isso vai aumentar sua satisfação geral com o trabalho.
BUSQUE MOMENTOS DE ALEGRIA
Às vezes, não há momentos espontâneos para celebrar uma vitória específica. Você talvez precise procurar oportunidades para aproveitar o trabalho que está fazendo e o impacto dele.

Se você teve uma reunião agradável e produtiva com a equipe, fale sobre isso no final. Fale sobre o quanto você gostou do tempo que passou com eles. Se o seu trabalho contribui para resultados positivos que você não enxerga diretamente, encontre maneiras de reconhecer isso também.
CELEBRE SEUS COLEGAS
Frequentemente (principalmente se for ambicioso), você pode ver as homenagens e sucessos na sua empresa como um jogo de soma zero – ou seja, se outra pessoa dá um grande passo ou recebe reconhecimento pelo que fez, isso diminui o seu próprio status. Mas isso não é verdade. Vocês estão todos no mesmo time.

Se um colega recebe uma promoção, faz uma boa venda ou resolve um problema enorme, celebre o esforço dele. Sinta orgulho de estar em uma equipe com outras pessoas talentosas.
Essa alegria compartilhada nos sucessos dos outros cria um senso de coletividade que traz satisfação e faz você sentir ser feliz no trabalho. Também prepara o terreno para que outras pessoas compartilhem as suas vitórias, quando elas vierem.
O mundo está sempre precisando de um pouquinho mais de celebração. Aproveite cada oportunidade para compartilhar as alegrias da sua comunidade.