Seguir em frente ou desistir? Aprenda a se motivar
É difícil manter o foco por tempo suficiente para terminar um projeto complexo. Mas uma estrutura simples pode trazer mais motivação
Na quarta série, eu tinha um colega de classe chamado Tucker. Ele era o tipo de criança que não deixava os deveres da escola atrapalharem sua diversão. Era inteligente, mas bagunceiro. Estava sempre vestindo uma camisa grande demais e abrindo um largo sorriso, feliz da vida quando encontrava alguma nova maneira de se divertir durante a aula.
Enquanto os outros se sentiam pressionados a concluir as tarefas rapidamente, Tucker demorava, adiando o trabalho até o último minuto, às vezes incapaz de terminar. Ele era o oposto de mim, que sofria de ansiedade para cumprir o que esperavam de mim.
Mas, com o passar do tempo, começo a pensar que talvez Tucker tivesse um pouco de razão.
Não me interpretem mal: ainda fico acordada até tarde, dando os retoques finais em projetos com todo o meu perfeccionismo. Mas a motivação interna para superar meus sucessos anteriores está diminuindo.
Lidar com projetos complexos tem sido difícil. Manter o foco por tempo suficiente para terminá-los tem sido ainda mais difícil. Alguns dias, é tentador me deixar levar pelo feed do Instagram e deixar para resolver o resto do problema mais tarde.
BECO SEM SAÍDA
O alívio rápido vem sempre do adiamento das coisas que
apenas 15% dos funcionários em todo o mundo se sentem motivados ou “engajados”.
nos sobrecarregam e nos estressam no presente. Podemos adiar até mesmo a culpa por um projeto desfeito. Por outro lado, quando superamos o desconforto, aproveitamos a satisfação de terminar uma tarefa difícil. Mas, por mais emocionante que essa experiência possa ser, se não houver limites, ela logo leva ao esgotamento.
Se você já se viu lutando para se sentir motivado no trabalho, ou conhece outras pessoas que estão passando por isso, não está sozinho. Um estudo da Gallup revelou que apenas 15% dos funcionários em todo o mundo se sentem motivados ou “engajados”. Essa falta de motivação pode levar a faltas frequentes e a pedidos de demissão.
DESPERTANDO A MOTIVAÇÃO
Como despertamos nossas motivações internas? Primeiro, assim como fazia Tucker, é importante dar um descanso ao cérebro. “Passar mais tempo descansando e menos tempo engajado ativamente no trabalho não apenas aumenta a criatividade e a felicidade, mas também torna o tempo gasto no trabalho mais eficiente”, escreve o pesquisador de inteligência artificial Max Frenzel.
a maior parte dos problemas pode ser resolvida com uma boa história.
Mas, vamos encarar a verdade: no trabalho, espera-se que... trabalhemos! E uma vez que as férias terminam e a saúde mental volta a estar ameaçada, precisamos encontrar abordagens para o próprio trabalho que nos estimulem.
ENCONTRE SUA META PERSONALIZADA
Posso ser minoria aqui, mas acredito que a maior parte dos problemas da vida pode ser resolvida com uma boa história. Encontrar motivação para fazer um ótimo trabalho não é exceção.
Os profissionais de marketing costumam usar histórias para chamar a atenção e influenciar comportamentos. Eles nos apresentam um personagem que supera um problema que estamos tendo ou atinge um objetivo que queremos alcançar usando seu produto ou serviço.
Como profissional de marketing corporativo, descobri que, ao explorar a história do seu trabalho, você pode mudar o comportamento e identificar os próximos passos para levar adiante projetos estagnados.
Se você já ficou desmotivado com uma determinada tarefa, está se esforçando para entrosar sua equipe ou apenas se sentindo estagnado, use esses fundamentos de narrativa para se mexer novamente.
Obstáculo
Para Cinderela, o obstáculo era sua intolerável madrasta. Para os Vingadores, a obsessão de Thanos por aquelas malditas pedras do infinito. Toda boa história tem um problema, e encontramos muitos deles quando tentamos fazer as coisas no trabalho. Quando você encontra um obstáculo, é importante articular claramente os problemas que está enfrentando. Faça perguntas como:
- Com o que estou confuso? Identifique os aspectos específicos do projeto ou tarefa que não estão claros.
- O que já tentei que não funcionou? Documentar sua atividade e descrever o que deu errado (e por quê) pode ajudá-lo a corrigir o curso e fazer um brainstorming de novas abordagens.
- O que estou sentindo? Seja alegria, raiva, tristeza ou deleite, a razão pela qual as histórias são tão eficazes é que elas nos fazem sentir algo. Quando pensa em um projeto específico, o que sente a respeito dele e por quê? A resposta pode ajudar a descobrir bloqueios mentais que, uma vez removidos, farão você seguir em frente.
Meta
Todas as histórias são construídas com base na busca de um objetivo. Seu trabalho pode estar focado na busca por aumentar os lucros, aumentar o impacto ou construir conexões de alguma forma. A chave para se inspirar pela sua meta é:
- Clareza: às vezes, nossos grandes objetivos são muito vagos para induzir a ação. Desafie-se a identificar e a comunicar as especificidades do objetivo final de um projeto antes de começar, para que todas as partes estejam alinhadas desde o início.
- Tempo: qual atividade posso realizar nos próximos 15 minutos que me deixará mais próximo do meu objetivo? Use essas atividades de ganho rápido para gerar impulso, mesmo que seja apenas enviar um e-mail.
Imagens
Histórias criam imagens poderosas em nossas mentes que representam ideias. Dê uma nova vida ao seu trabalho desenvolvendo imagens que sinalizam claramente seus próximos passos.
- Encontre exemplos: outros projetos em que trabalhou podem ilustrar o resultado que você quer ver depois.
- Busque informações: colegas que atuaram em projetos semelhantes podem ajudar a criar um passo-a-passo com base em seus insights.
- Seja criativo: procure fora da empresa, ou até fora do seu setor, para se inspirar em como os outros atingiram objetivos semelhantes.
Você pode nem sempre sentir vontade de trabalhar, mas, mergulhando na história por trás do trabalho e misturado com um pouco de descanso e de entretenimento de vez em quando, como Tucker fazia, se sentirá muito mais motivado.