Seja uma versão mais light de si mesmo para se tornar mais produtivo

Olhar para dentro de si promove um estado de espírito que ajuda a aumentar o foco e a potencializar a produtividade

Crédito: Istock

Stephanie Vozza 4 minutos de leitura

Para aumentar a produtividade, muitos recorrem a estratégias baseadas na economia de tempo. Podem ser técnicas de gerenciamento do tempo (como o time blocking), envio de e-mails em massa ou pausas programadas no uso do smartphone, por exemplo. Mas "tornar-se uma versão mais leve e melhor de si mesmo" certamente não é o primeiro conselho que vem à cabeça quando alguém pensa em produtividade.

Acontece que é somente olhando para dentro de si que entramos em um estado de espírito propício a aumentar o foco e a fazer mais, explica Vishen Lakhiani, autor de "The 6 Phase Meditation Method" (O método de meditação em 6 fases, em tradução livre).

“A coisa mais importante, e que deveríamos fazer todos os dias, é manter certo estado de otimismo”, diz Lakhiani, cofundador do aplicativo de bem-estar Mindvalley. “Estudos sobre o quociente de positividade [ou] QP – que mede a proporção de pensamentos positivos em relação a pensamentos gerais – mostram que quanto maior é o seu QP, melhor e mais produtivo você será no trabalho.”

Em vez de uma prática de meditação tradicional, na qual o praticante quer aprimorar seu foco, Lakhiani pratica um tipo de meditação que ajuda a otimizar traços de caráter para se tornar uma pessoa melhor e mais gentil.

As pessoas que realmente brilham na vida são aquelas que não pensam só em trabalho.

“A coisa mais importante na vida de alguém é seu nível de crescimento pessoal. As pessoas que realmente brilham na vida são aquelas que não pensam só em trabalho. O dinheiro flui para elas, seus relacionamentos vão bem, sua saúde é radiante e eles entram nos estados emocionais certos. Tudo isso requer colocar o crescimento pessoal como prioridade”, diz ele.

CULTIVE A GENTILEZA

O foco no crescimento, no entanto, pode ser atrapalhado pelo seu próprio ego. Por isso, ser gentil consigo mesmo e com os outros torna-se essencial. Na verdade, Lakhiani considera a gentileza como um superpoder e o melhor truque para aumentar a produtividade. É também uma habilidade rara, visto que somos incapazes de ser gentis quando estamos enfrentando estresse, opressão ou medo.

“Essas situações nos levam a entrar no modo de sobrevivência. Quando alguém está operando nesse modo, parece que tudo está se voltando contra ele. Qualquer outra pessoa, qualquer visão política oposta, qualquer competição são percebidas como uma ameaça.”

As chances de uma pessoa escapar desse constante modo de sobrevivência aumentam muito se ela praticar as três primeiras fases de meditação, dentre as seis enumeradas por Lakhiani:

1 . Ter compaixão

A primeira meditação consiste em adotar uma prática de compaixão. “Estudos mostram que a compaixão realmente reduz a ansiedade”, diz Lakhiani. “Ela reduz as percepções de ameaça. Por exemplo, se outro veículo te corta no trânsito, você pode não pensar no motorista como um idiota. Pode se questionar: por que será que isso está correndo?'

a gentileza é um superpoder e o melhor truque para aumentar a produtividade.

Lakhiani sugere demonstrar compaixão primeiro por sua família. Em seguida, expanda a prática para os colegas de trabalho, a cidade, país e, finalmente, para o mundo. "Chamo isso de ´unidade de consciência'. Significa expandir a compaixão não apenas por sua própria vida, mas por toda a vida ao seu redor, em círculos cada vez maiores.”

2 . Praticar a gratidão

A segunda prática é a gratidão. Ela coloca você em um estado de apreciação. A gratidão aumenta a serotonina no corpo, o que torna a pessoa mais resistente ao estresse, diz Lakhiani.

“Embora o mundo ao seu redor possa ser mais estressante, com o trabalho se acumulando, dá para lidar com isso sem se sentir sobrecarregado ou estressado, como você normalmente faz. A gratidão é de fato tão poderosa que os cientistas dizem ser a característica humana mais associada aos estados gerais de bem-estar. E quanto maior o seu bem-estar, melhor você estará preparado para se sentir à prova de estresse.”

3 . Impor respeito

Lakhiani chama o terceiro estado de “inperturbalidade”. “Quando você está realmente em paz e em contato consigo mesmo, nada que alguém diga ou faça o incomoda e nenhuma negatividade pode tocá-lo”, diz ele.

A ideia de estar “imperturbável” (ou “unfuckwithable”, em inglês) começou como um meme da internet e virou uma bela palavra que as pessoas começaram a usar. O termo para isso no desenvolvimento humano é a equanimidade, a calma dentro da tempestade.

A gratidão aumenta a serotonina no corpo, o que torna a pessoa mais resistente ao estresse.

Outra característica de ser imperturbável é não guardar ressentimentos, traumas ou negatividade em relação às pessoas que erraram com você no passado.

“O passado é passado. Está feito, e você entende que essa bagagem pesa sobre si. O caminho para se tornar imperturbável é praticar o perdão. Quando não se guarda rancor, quando o passado não está mais te incomodando, você se mostra como o seu eu mais poderoso.”

O livro de Lakhiani e o aplicativo Mindvalley incluem meditações guiadas de dois minutos para ajudar os leitores ou ouvintes a chegar a esses três estados.

“Quando uma pessoa consegue conjugar esses três estados – compaixão, gratidão e respeito –, ela alcança um grau maior de equanimidade. Ela se mostra mais resistente ao estresse e à sobrecarga e se torna capaz de fazer muito mais em um curto intervalo de tempo.”


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais