“Superemprego”: home office possibilita tendência polêmica

Algumas pessoas estão acumulando trabalhos em tempo integral para complementar a renda

Créditos: zlatko_plamenov / Freepik, Shubham Dhage / Unsplash, :master1305 / iStock. Google DeepMind

Henry Chandonnet 4 minutos de leitura

A era do trabalho remoto trouxe mais flexibilidade para os profissionais. Para alguns, isso representou a oportunidade de assumir um segundo emprego (e talvez até um terceiro ou quarto). 

Esses trabalhadores se identificam como "superempregados", porque assumem vários empregos de tempo integral ao mesmo tempo, como forma de aumentar sua renda líquida. Não se trata simplesmente de um trabalho secundário, porque isso exigiria uma ou duas horas após o expediente.

Segundo o relato desses trabalhadores superempregados, o que eles fazem é manter vários trabalhos em tempo integral. Uma pesquisa da Monster de 2023 revelou que 37% dos entrevistados tinham mais de um emprego de período integral, um número que varia muito, se considerarmos que muitos trabalhadores superempregados fazem isso secretamente.

O que é o “superemprego”?

Os comentários sobre superemprego no Reddit e no TikTok estão repletos de jargões. Os usuários nem mesmo se autodenominam superempregados, optando pelo termo mais simples, OE (sigla em inglês para “overemployed”). Há também a classificação dos cargos: T1 é a posição de trabalho principal, enquanto T2 é o primeiro trabalho adicional (que se transforma em T3 e T4, independentemente do número de posições que os trabalhadores assumem). A posição de cada emprego é avaliada de acordo com as horas trabalhadas por semana. 

A maioria dos profissionais com muitos empregos fica escondida dos radares, postando anonimamente no Reddit. Manter um desempenho suficientemente bom em ambos os trabalhos, sem que os empregadores necessariamente saibam um do outro, é metade da batalha. 

O superemprego tem tudo a ver com renda. As pessoas alegam que o custo de vida é o que motiva aceitar vários empregos

"Acho que é ótimo para as pessoas que conseguem se safar", diz o empresário Frank Niu em um post no TikTok. Niu é defensor do FIRE, o movimento Financial Independence, Retire Early (Independência Financeira, Aposentadoria Antecipada), cujo preceito é obter independência financeira acumulando dinheiro suficiente e cortando despesas, para que seja possível se aposentar muito cedo.

"Se o seu empregador não notar uma queda na produtividade e se você não for demitido por desempenho insatisfatório, não vejo qual é o problema do ponto de vista corporativo." 

O superemprego tem tudo a ver com a renda. Várias pessoas alegam que o custo de vida é o que as motiva a aceitar vários empregos. Como um trabalhador anônimo disse à Salary Transparent Street:

"O estado da economia está tão instável agora que depender apenas de um contrato, ou de qualquer emprego em tempo integral na verdade, é muito pouco para aliviar essa preocupação."


    O trabalho remoto está diminuindo

    O acúmulo de empregos não é novidade, mas essa tendência aumentou durante o boom do trabalho virtual em 2020. Por enquanto, os fóruns de OE continuam vibrantes on-line, e vale a pena observar as mudanças em sua participação, especialmente considerando seu aparente declínio.

    O trabalho totalmente remoto é crucial para que o acúmulo de empregos seja viável, porque assim um funcionário pode trabalhar em várias frentes. Mas as configurações totalmente virtuais estão em declínio: um estudo da Pew Research de 2023 constatou que apenas 35% dos trabalhadores relataram cargos remotos em tempo integral, uma queda de 43% em relação ao ano anterior.

    Muitos empregadores mudaram para um modelo híbrido, pedindo aos funcionários que compareçam ao escritório pelo menos alguns dias por semana.

    Enquanto isso, alguns empregadores estão percebendo as tendências de acúmulo de empregos. Simular movimentos do mouse são uma estratégia popular entre os superempregados, mantendo um status de trabalho on-line ativo mesmo quando ausente.

    Trabalhos totalmente virtuais estão em declínio: estudo da Pew Research de 2023 mostra que só 35% relataram cargos remotos em tempo integral, queda de 43% em relação ao ano anterior.

    Em maio, o Wells Fargo divulgou à Autoridade Reguladora do Setor Financeiro que o banco havia demitido quase uma dúzia de funcionários após alegações de "simulação de atividade no teclado". 

    A manutenção de vários empregos também pode ser desgastante. O fórum do Reddit apresenta conselhos para manter os trabalhos e lidar com o estresse resultante.

    "Tenho visto muitas postagens sobre empregos que estressam as pessoas. Muitas reuniões, trabalhar mais de 8 [horas], como lidar com o cruzamento de agendas", escreveu o Redditor @augustusvondoom em um tópico popular. "Priorize a saúde mental/física e o dinheiro virá depois."


    SOBRE O AUTOR

    Henry Chandonnet é escritor e editor baseado em Nova York. Atualmente, trabalha como estagiário editorial na Fast Company, onde cobre ... saiba mais