Trabalhar no frio afeta sua produtividade? Veja o que a ciência diz e como driblar o desânimo
Um estudo da Universidade Cornell revelou que ambientes com temperaturas muito baixas podem prejudicar a concentração

A temperatura do ambiente de trabalho pode ter impacto direto no seu desempenho e a ciência já comprovou isso. Um estudo conduzido pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, apontou que trabalhar em locais frios pode reduzir significativamente a produtividade. A pesquisa revelou que, ao elevar a temperatura do escritório de 20 °C para 25 °C, a quantidade de erros de digitação caiu 44%, enquanto a produtividade mais que dobrou.
Segundo os pesquisadores da universidade, isso acontece porque o corpo humano precisa gastar energia para se adaptar ao ambiente. No frio, por exemplo, é comum que ocorram tremores e outros movimentos involuntários, dificultando tarefas motoras finas, como digitar.
Além disso, essa adaptação exige esforço do organismo, que desvia energia de funções cognitivas importantes, como a concentração.
Outro ponto de alerta é a exposição prolongada a ambientes muito frios. Isso pode causar impactos na saúde dos trabalhadores, como infecções respiratórias e piora de alergias.
Mudanças bruscas de temperatura, como sair do calor externo e entrar em escritórios gelados, também dificultam a adaptação do corpo, aumentando o risco de crises respiratórias.
5 dicas para driblar o desânimo e manter a produtividade no frio:
1. Tenha sempre um agasalho ou manta no trabalho.
2. Converse com a equipe para encontrar uma temperatura que funcione para todos.
3. Evite posicionar-se diretamente sob saídas de ar-condicionado.
4. Mantenha-se hidratado mesmo no frio, a hidratação é essencial para o bom funcionamento do corpo.
5. Se possível, faça pausas para se movimentar no frio e ativar a circulação. Isso ajuda melhorar a produtividade.