Três dicas de investimento importantes antes da aposentadoria

Sua aposentadoria está tão próxima que você quase consegue sentir o gostinho. Mas será que sua estratégia de investimento está pronta para essa transição?

Crédito: Freepik

Emily Guy Birken 3 minutos de leitura

O que não falta são conselhos para jovens e para profissionais em meio de carreirea sobre como investir seu dinheiro no longo prazo. No entanto, há muito menos informações disponíveis para aqueles que estão prestes a se aposentar.

Isso pode fazer com que a transição para a aposentadoria seja um pouco tensa. Muitos novos aposentados exageram um pouco nos gastos porque finalmente podem, enquanto outros ficam paranoicos com relação a gastos excessivos.

Os cinco anos que antecedem a aposentadoria são um ótimo momento para rever suas estratégias de investimento, fazer planos de como acessar seu dinheiro e ajustar suas previsões sobre os próximos passos. 

1. Organize seus investimentos em categorias

Você sabe de onde vão vir os recursos nos primeiros anos depois de ter pendurado as chuteiras? O que vai acontecer se o mercado sofrer uma grande queda no ano em que você planeja se aposentar? Talvez você consiga continuar trabalhando enquanto espera a recuperação do mercado (e de seus investimentos), mas, e se não puder continuar no emprego?

A maneira de evitar esse tipo de preocupação é organizando seus investimentos em categorias de acordo com o tempo. Em outras palavras, o que você quer é que seu dinheiro dure para que esteja pronto quando precisar dele. Para um planejamento eficaz da aposentadoria, você precisa ter recursos divididos em três categorias.

- Investimentos de curto prazo: para o dinheiro que você pretende usar nos primeiros um a cinco anos de aposentadoria. Como você quer que ele esteja pronto e acessível, isso demanda estabilidade e liquidez – o que significa que você investirá em ativos que protejam o principal. Seus investimentos de curto prazo podem incluir CDBs, títulos do tesouro e fundos do mercado financeiro.

Crédito: monkeybusinessimages/ iStock

- Investimentos de médio prazo: o dinheiro que pretende usar como renda de aposentadoria do sexto ao 15º ano irá para essa categoria. Você pode se dar ao luxo de ser um pouco mais agressivo e, ao mesmo tempo, tentar proteger o capital. Em geral, seus investimentos de médio prazo devem incluir uma combinação de títulos e ações, mas com uma tendência maior para os títulos de menor risco.

- Investimentos de longo prazo: é o dinheiro no qual você não pretende tocar até, pelo menos, 16 anos após a aposentadoria. Ou seja, você tem tempo para permitir que ele passe por flutuações do mercado e pode apostar em ativos de maior risco/ maior retorno, como ações.

2. Acompanhe o desempenho dos investimentos

A cada ano, vai ser preciso reequilibrar esses grupos conforme a necessidade. Quando seus investimentos de longo prazo estiverem indo muito bem, você transfere parte desse dinheiro para a categoria de médio prazo e parte do de médio prazo para a categoria de curto prazo. 

Dessa forma, você sempre terá dinheiro acessível em seus investimentos de curto prazo para suas despesas essenciais e poderá ficar de olho em seus investimentos de médio e longo prazo.

Definir seus investimentos antes de se aposentar não só lhe dará tranquilidade quanto à sua fonte de renda nos primeiros anos, mas também vai prepará-lo para investir com sucesso durante a aposentadoria.

3. Reserve dinheiro para despesas com saúde

A assistência médica tende a ser uma das maiores despesas na aposentadoria, e muitos aposentados não estão preparados para os altos custos.

organize seus investimentos em categorias de acordo com o tempo.

Uma das melhores maneiras de se planejar para essa despesa é com uma previdência privada. Se você tiver uma necessidade médica importante, poderá usar esses recursos para pagá-la, sem afetar sua renda de aposentado.

Por outro lado, os fundos de previdência privada não precisam ser usados para nenhuma finalidade específica. Se você tiver saúde e disposição, pode usar esse dinheiro para pagar férias, andar de jet-ski e comemorar seu 100º aniversário.

CONTAGEM REGRESSIVA

Olhar para o próximo capítulo de sua vida é ao mesmo tempo estimulante e assustador, principalmente se você não tiver certeza de como seu dinheiro vai render na aposentadoria. 

Aproveitar os anos de pré-aposentadoria para criar fundos de investimento, planejar o cronograma de benefícios do Seguro Social e reservar dinheiro em uma previdência privada para pagar despesas médicas futuras o ajudará a se sentir mais preparado para essa nova etapa.

    E, é claro, ter suas finanças em ordem vai proporcionar mais tempo e espaço para planejar a diversão que você pretende ter depois de se aposentar. Que venham os passeios de jet ski!


    SOBRE A AUTORA

    Emily Guy Birken é jornalista especializada em finanças. saiba mais