Três estratégias para navegar por cenários instáveis

Lembre-se que ser líder não significa ter todas as respostas. mas saber navegar no clima de negócios atual e usar as estruturas certas

Três estratégias para navegar por cenários instáveis
RichVintage via Getty Images

Redação Fast Company 4 minutos de leitura

Todo mundo fala sobre tomar decisões de negócios com base em números, dados e fatos. Mas o que fazer quando não há fatos concretos e você precisa tomar a melhor decisão com base em informações pouco claras ou mudanças inesperadas?

COMO É A AMBIGUIDADE NOS NEGÓCIOS?

Existem alguns momentos comuns em que os líderes precisam agir mesmo quando o caminho a seguir ainda está se formando.

MUDANÇAS DE MERCADO

É ótimo ter um conjunto de metas a cumprir e roteiros para os próximos cinco a dez anos. Mas, às vezes, os planos precisam ser reavaliados.

Por exemplo, a pandemia de Covid-19 ensinou que empresas ou setores inteiros podem mudar substancialmente da noite para o dia.

Portanto, mudar de direção o mais rápido possível é vital para a sobrevivência do seu negócio.

NOVAS TECNOLOGIAS

Em quase todos os setores, as empresas estão debatendo se devem adotar tecnologias baseadas em IA. E precisam decidir rapidamente, sem ter certeza de que essa tecnologia as levará na direção certa.

Isso envolve considerar tudo, desde a ética até a produtividade, e a tomada de decisões deve partir de um estado de conforto em não saber tudo.

CRISES GLOBAIS

Durante grandes eventos globais, como conflitos políticos, desastres naturais ou doenças generalizadas, muitos setores são afetados.

Os impactos podem ser diretos ou indiretos, manifestando-se como interrupções na cadeia de suprimentos, aumento da demanda, intervenção governamental, escassez de mão de obra ou mudanças no comportamento do consumidor.

Essas situações também podem impactar as rotas comerciais, os preços das commodities ou o acesso a materiais. Considerando que muitas dessas situações globais não têm datas exatas para terminar, os líderes empresariais precisam aprender a tomar decisões em tempos ambíguos.

ESTRATÉGIAS EM MOMENTO DE INDECISÃO

Todos nós vivenciamos momentos de incerteza em qualquer mercado. O que importa é dar um passo para trás para que você possa planejar e se preparar para vencer estrategicamente.

Em vez de adivinhar, leia o mercado e determine o que sua concorrência está fazendo. Com estas três etapas, você pode planejar escalar, não fracassar.

1. CRIE ESTRUTURAS DE TOMADA DE DECISÃO

Comece a mudar sua mentalidade. Deixe de lado a necessidade de aperfeiçoar decisões. Em vez disso, priorize a tomada de decisões claras.

Portanto, fique atento à importância de focar na clareza, não na certeza de que você terá resultados fixos para ajudar a tomar a decisão certa. Sua equipe precisa que você comunique o que sabe e o que não sabe. Lembre-os dos valores da empresa e explique como você decidiu avançar até agora.

Uma maneira eficaz de desenvolver essa mentalidade é adotar uma estrutura de tomada de decisão com foco em valores ou probabilística.

    Vale discutir uma estrutura com foco em valores. Todos têm valores, ética e padrões em nossa vida e negócios. Eles podem se tornar uma estrutura básica para capacitar suas equipes a tomar decisões.

    O PAPEL DOS VALORES

    Diretrizes baseadas em valores podem apoiar estratégias para atividades cruciais, como atingir seus clientes ideais ou contratar pessoas que executarão sua missão e visão. Claro, você pode aplicar esse tipo de estrutura em qualquer lugar da sua empresa.

    Estruturas probabilísticas são uma abordagem estruturada que utiliza a teoria da probabilidade para modelar, analisar e prever resultados em qualquer situação. Com elas, você pode quantificar a probabilidade de diferentes possibilidades e tomar decisões informadas.

    As equipes podem se perguntar quais são os cenários mais prováveis e, em seguida, determinar o quão preparadas estão para cada um. Isso é eficaz ao fazer previsões, analisar novos mercados ou elaborar orçamentos, pois ajuda na avaliação de riscos e na adaptação.

    2. COMUNIQUE-SE COM TRANSPARÊNCIA

      É importante acreditar na comunicação da forma mais aberta e transparente possível com sua equipe. Isso é ainda mais importante em tempos de incerteza. Se você agir como se tivesse todas as respostas quando não tem, os funcionários podem perder a confiança em você.

      Os integrantes da sua equipe querem saber sobre os aspectos que mais importam para eles. É claro que o excesso de transparência em relação a cada detalhe das operações da empresa pode gerar pânico. Às vezes, é melhor simplesmente dizer: "Ainda não sei, mas estamos fazendo isso até obtermos mais informações".

      Em seguida, compartilhe atualizações regulares, mesmo que curtas, para manter todos informados e reduzir a confusão.

      3. RITMO COM PROPÓSITO

        Em tempos de ambiguidade, parece que tudo é urgente e exige decisões rápidas. Mas, às vezes, fazer uma pausa é a resposta certa. Isso pode ajudar você a determinar o que é mais importante trabalhar.

        Então, reserve tempo para briefings regulares, reflexão e sessões de brainstorming em pequenos grupos. Para pequenas decisões ou pequenas mudanças, intervalos de 10 minutos ajudam muito na transição de uma mentalidade reativa para uma reflexiva.

        Durante grandes decisões, forneça pontos de pausa de pelo menos 24 horas antes que a equipe continue sua intervenção.

        LÍDER, UM SER ADAPTÁVEL

        Ser um grande líder exige ser adaptável e guiar equipes em momentos ambíguos com clareza. Você pode fazer isso lembrando a todos os valores da sua empresa e criando diferentes estruturas para a tomada de decisões informadas.

        Seja transparente e forneça atualizações frequentes para que todos estejam alinhados. Por fim, não tenha pressa. Crie pausas intencionais para refletir e avaliar. (Por Jason Miller, CEO do Strategic Advisor Board, ajuda marcas influentes e pequenas empresas a gerar riqueza e renda passiva)


        SOBRE O(A) AUTOR(A)

        Redação Fast Company Brasil. saiba mais