As 3 táticas que pessoas altamente persuasivas usam para influenciar os outros

Pequenas mudanças na forma de se comunicar podem aumentar a capacidade de influência

pessoa apresentando slide
A tática pode ser utilizada durante conversas do dia a dia. Foto: Freepik

Redação Fast Company 2 minutos de leitura

Segundo especialistas em comportamento e comunicação, as pessoas persuasivas são aquelas que conseguem transmitir segurança, clareza e empatia sem soar agressivos ou dominadores.

Confira três estratégias eficazes para aumentar seu poder de influência, com base em orientações de psicólogos e coaches de liderança ao CNBC Make It.

1. Falar com convicção

Ser persuasivo tem mais a ver com como você diz algo do que com o que você está dizendo, segundo a coach executiva Melody Wilding, também instrutora da LinkedIn Learning.

Mudanças na escolha das palavras podem causar impacto,“Existe uma diferença clara entre dizer ‘Eu acho que deveríamos…’ e ‘Com base na minha experiência…’. O primeiro transmite hesitação, o segundo, autoridade”, explicou Wilding para a CNBC.

Trocar palavras “fracas” por outras que indiquem ação ajuda a transmitir confiança. Mas Wilding acrescenta: cuidado para não exagerar e usar jargões que soam forçados, seja apenas direto.

2. Não discuta, debata

Outra dica é repensar a forma como são abordadas as divergências. O psicólogo organizacional Adam Grant, autor do best-seller Think Again, sugere que substituir o confronto pela troca de ideias transforma o clima da conversa.

Grand compara o processo a uma dança: “Um bom debate não é uma guerra [ou] nem mesmo uma queda de braço... é mais como uma dança”, escreveu. “Se você tentar liderar com muita força, seu parceiro vai resistir. Se conseguir adaptar seus movimentos aos dela, e fazer com que ela faça o mesmo, é mais provável que entrem em sintonia.”

Pessoas persuasivas, segundo ele, são capazes de defender suas opiniões sem ignorar os argumentos do outro.

3. Reforce, mas não seja repetitivo

Bons comunicadores costumam retornar à mesma ideia central ao longo de uma apresentação, mas sem repetir as mesmas palavras. Esse recurso não é por acaso, segundo os especialistas em comunicação Kathy e Ross Petras.

Por exemplo, se a proposta é incentivar o trabalho em equipe, frases como “nossa força está na união” ou “o sucesso depende da colaboração de todos” reforçam o ponto sem soar repetitivas.

A tática utilizada por pessoas persuasivas, segundo os irmãos Petras, é repetir a ideia principal duas ou três vezes ao longo da conversa, com variações sutis que mantenham o interesse e a clareza.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais