O truque mental que ajuda a desenvolver a chave para uma vida longa e feliz
Mesmo quem não nasce com a habilidade é capaz de praticar no dia a dia

Os fatores em comum entre pessoas que alcançam uma vida longa e feliz, segundo o pesquisador britânico David Watson, são as conexões sociais, hábitos alimentares equilibrados, uma visão positiva da vida e um traço de personalidade específico: a conscienciosidade.
Basicamente, isso envolve disciplina, responsabilidade e organização, é o que mais se associa à longevidade. “Pessoas conscientes não fazem coisas estúpidas, então têm menores taxas de acidentes e melhores comportamentos de saúde”, explicou Watson, ex-professor da Universidade de Notre Dame, em entrevista ao Make It, da CNBC.
A lógica é baseada em quem age com mais responsabilidade. Essas pessoas tendem a evitar excessos, manter compromissos médicos em dia e adotar práticas de autocuidado com mais constância.
Para quem não nasce com esse perfil, existe um truque que permite o desenvolvimento desse traço, segundo a jornalista Olga Khazan, que entrevistou dezenas de pessoas que tentaram se tornar mais conscienciosas.
A técnica, chamada pensamento futuro episódico, consiste em imaginar-se vivenciando, no presente, uma situação específica e desejada no futuro.
“Ter um objetivo claro e imaginar-se já vivendo essa conquista ajuda a tornar tarefas chatas mais suportáveis — e até prazerosas”, afirma Khazan.
Para ela, pequenos passos ganham sentido quando conectados a algo maior e visualizar o resultado pode ser o impulso que falta para agir com mais foco e ter uma vida longa e feliz.