Um guia prático para encontrar motivação e propósito no trabalho

Como tornar qualquer emprego mais significativo, de acordo com pesquisas em psicologia positiva

Crédito: Rafik/ iStock

Lydia Dishman 4 minutos de leitura

Passaram-se apenas alguns dias desde o início do novo ano e muita gente está sentindo aquele tipo especial de desânimo que surge após a temporada de festas, quando o entusiasmo para manter as resoluções de começo de ano começa a diminuir.

Felizmente, a ciência tem o antídoto, especialmente no que diz respeito a como revitalizar seu relacionamento com o trabalho com base no seu estilo individual. Também dá para descobrir como tornar qualquer emprego mais significativo, de acordo com pesquisas em psicologia positiva.

Primeiro as coisas importantes: comece pelo final do expediente. Você leu certo. Amantha Imber, fundadora da consultoria de ciência comportamental Inventium, recomenda resistir à tentação de deixar tudo resolvido no final do dia de trabalho.

Ela aconselha parar pela metade de uma frase, um slide, uma linha de código, ou qualquer tarefa que você estiver fazendo. "Ao terminar pela metade, você achará muito mais fácil começar no dia seguinte e terá uma manhã muito mais eficiente”, escreve.

Imber também tem dicas para se motivar a fazer coisas que você simplesmente não quer fazer. Algumas delas são tão simples quanto reformular o pensamento negativo, no qual é tão fácil se perder quando abordamos uma tarefa que vem sendo adiada.

PENSE NO SUCESSO, NÃO NO FRACASSO

Falando nessa incômoda voz interior, a executiva Nora Tobin, especializada em saúde e bem-estar, escreveu sobre como tendemos a nos criticar se não atingimos a meta, focando na decepção em vez de em como seguir em frente.

Tobin sugere um exercício de três etapas para se manter focado no porquê de querer alcançar esse objetivo. Escrever ajuda, mas, mais importante ainda, você pode revisitar esse documento sempre, como um lembrete para manter o rumo e ser consistente.

1. Comece com o porquê: determine o que te impulsiona em relação ao objetivo. Os passos necessários para atingir o objetivo se tornam mais claros quando você sente e entende o propósito por trás deles.

2. Crie um plano de ação: ter um cronograma específico refletido no calendário para estabelecer metas parciais é um passo importante para alcançar o objetivo final.

3. Limite a quantidade de metas: quando estabelecemos metas, o cérebro está avaliando a importância de cada uma para determinar quais têm prioridade. Quando confrontados com vários objetivos, aquele com maior valor será priorizado.

NÃO DEIXE O MEDO TE PARALISAR

Outra maneira pela qual a mente pode nos sabotar é pelo medo: do fracasso, da competição, de decepcionar alguém. No melhor dos casos, você se esforça para fazer as coisas. No pior, isso pode levar ao esgotamento.

A consultora de liderança Victoria Song dá três dicas sobre como turbinar a motivação para alcançar seus objetivos, mas sem se esgotar:

1. Use suas melhores qualidades: pense nas habilidades que você tem e gosta em comparação com as que você pode usar, mas não aprecia. Você saberá que está dando o seu melhor quando o trabalho parecer recompensador.

2. Concentre-se no seu objetivo: em vez de ficar paralisado pelo medo do fracasso ou de se pôr à prova, concentre-se no porquê aquilo que você está fazendo é importante. Imagine como será quando sua visão se concretizar e se apegue a isso.

3. Dê um tempo para relaxar: muita gente se sente inquieta durante as férias e não sabe como relaxar de verdade. É quase como se o corpo não soubesse o que fazer com tanta calma. Se este é o seu caso, é hora de aprender a dar um tempo para si mesmo.

DEFINA SUAS METAS PARA O ANO

A definição de metas (que muitas vezes pode se disfarçar de resoluções) nesta época do ano pode escapar até mesmo ao profissional mais dedicado. Mas Ayelet Fishbach, professora de psicologia comportamental da Universidade de Chicago, incentiva a garantir que você esteja realmente definindo metas, não apenas os meios para alcançá-las.

Os passos necessários para atingir o objetivo se tornam mais claros quando você sente e entende o propósito por trás deles.

"Ao definir metas, faça isso em termos de benefícios, em vez de custos. É melhor ter como objetivo 'encontrar um emprego' do que 'procurar um emprego.' Alcançar uma meta é empolgante; completar os meios para chegar até lá é uma tarefa", afirma.

Aileen Xu, criadora do Artist of Life Workbook, recomenda exercícios para se manter motivado a alcançar metas maiores e mais audaciosas, começando com uma simples visualização de "você atual versus você futuro" – que pode ser toda a motivação de que você precisa para começar com tudo neste início de ano.

É perfeitamente normal se sentir desanimado após uma temporada de festas e férias. Seja paciente com você mesmo enquanto retoma as tarefas rotineiras e trabalha para concluir novos projetos. Encontrar maneiras de tornar o trabalho agradável e significativo pode contribuir para sustentar a motivação ao longo do ano.

Com a colaboração de Victoria Song.


SOBRE A AUTORA

Lydia Dishman é editora sênior de growth & engagement do site fastcompany.com . saiba mais