“Vampiros de energia”: 3 sinais de que alguém está drenando sua energia no trabalho
Confira como se proteger de pessoas que esgotam a carga dos colegas em ambientes profissionais

Um "vampiro de energia" é como são chamadas as pessoas que, intencionalmente ou não, drenam a energia e a vitalidade de quem está ao redor. Em um primeiro momento, podem parecer simpáticas e agradáveis, mas, com o tempo, seus efeitos negativos se tornam evidentes.
De acordo com reportagem da Healthline, o egocentrismo desses indivíduos costuma se esconder por trás de uma postura amigável, dificultando a percepção de seus impactos. Muitas vezes, eles não têm consciência do desgaste que causam, já que estão presos em suas próprias questões emocionais.
Identificar esses comportamentos é essencial para proteger o próprio bem-estar no ambiente de trabalho. Esses são três sinais de que alguém pode estar sugando sua energia e o que fazer para lidar com isso.
1. Sensação constante de culpa
Manipuladores emocionais tendem a provocar sentimentos de culpa em quem está ao redor, utilizando essa estratégia para obter controle. Explosões emocionais, histórias dramáticas e tentativas de despertar compaixão são algumas das táticas usadas para atrair simpatia.
2. Críticas frequentes
Em busca de compensar suas próprias inseguranças, esses indivíduos exercem um comportamento dominador, muitas vezes adotando uma postura excessivamente crítica. Essa atitude pode minar a autoestima de quem convive com eles.
3. Exploração da boa vontade alheia
Pessoas empáticas e compassivas costumam atrair indivíduos dominantes, tornando-se alvos fáceis para vampiros de energia. Essa vulnerabilidade pode levar à aceitação de demandas exageradas, em um ciclo de desgaste emocional.
Como se proteger?
Estabelecer limites claros é fundamental para evitar a exaustão emocional e o desgaste de energia. Aprender a dizer "não" e priorizar as próprias necessidades são passos essenciais para manter a saúde mental. Procurar apoio de amigos de confiança ou de um profissional de saúde mental também pode ajudar no fortalecimento emocional.