Barulho no home office? Veja como melhorar a acústica do seu espaço de trabalho

Cada situação exige estratégia própria, para sons aéreos, a prioridade é criar barreiras como paredes, portas e janelas

Mulher trabalhando em casa home office
O isolamento acústico depende do tipo de som que se pretende bloquear. Foto: Freepik

Joyce Canelle 3 minutos de leitura

O excesso de ruído passou a ser associado a problemas de saúde física e emocional, é preciso prestar mais atenção na acústica do dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho, até para quem fica de home office.

Segundo a pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará, mesmo abaixo do patamar considerado perigoso para a audição, o barulho contínuo pode aumentar a ansiedade e prejudicar o sono. O estudo também utilizou simulação computacional para propor intervenções arquitetônicas capazes de melhorar o conforto acústico, mostrando que soluções técnicas podem transformar ambientes críticos sem grandes impactos estruturais.

TIPOS DE RUÍDO E FORMAS DE CONTROLE

O isolamento acústico depende do tipo de som que se pretende bloquear. Os ruídos aéreos são transmitidos pelo ar e estão nessa categoria: o trânsito intenso, vozes, obras e aeronaves. Já os ruídos de impacto se propagam pela estrutura do prédio, como passos, batidas e arrastar de móveis.

Cada situação exige estratégia própria. Para sons aéreos, a prioridade é criar barreiras como paredes, portas e janelas com melhor vedação e para impactos, a solução passa por sistemas de amortecimento, como mantas acústicas e pisos flutuantes.

A lógica segue uma ordem técnica conhecida na área da acústica: primeiro se tenta atuar na fonte do ruído, depois no caminho por onde ele se propaga e, por fim, no receptor, segundo o artigo publicado no blog Santa Luzia.

JANELAS E PORTAS SÃO PONTOS CRÍTICOS

Em áreas urbanas, a principal reclamação está ligada ao barulho externo, as janelas costumam ser o ponto mais vulnerável das fachadas e investir em esquadrias com melhor desempenho acústico é a solução mais eficiente, mas nem sempre viável.

Uma alternativa prática é reforçar a vedação com borrachas e espumas próprias para esse fim, em modelos basculantes ou pivotantes, a adaptação costuma ser mais simples. Já nas janelas de correr, o desafio é maior, mas ajustes podem trazer melhora perceptível.

De acordo com o artigo publicado pelo Concepção Acústica, o mesmo vale para portas internas, especialmente em residências com mais moradores, melhorar a vedação reduz a propagação do som entre os ambientes e ajuda a preservar a concentração.

CONFIRA 4 DICAS PARA MELHORAR OS RUÍDOS NO HOME OFFICE

1. Reforce a vedação de portas e janelas

Grande parte do barulho entra por frestas, aplicar borrachas de vedação e fitas próprias para isolamento ajuda a bloquear ruídos externos e internos sem necessidade de troca completa das esquadrias.

2. Use tapetes, cortinas e estofados

Materiais fibrosos absorvem parte das ondas sonoras e reduzem a reverberação, tapetes no piso, cortinas mais encorpadas e até almofadas extras no ambiente já fazem diferença.

3. Reorganize os móveis estrategicamente

Estantes com livros e armários posicionados contra paredes que recebem mais ruído funcionam como barreiras adicionais, diminuindo a transmissão do som entre ambientes.

4. Atenue ruídos de impacto

Se o problema for barulho de passos ou móveis arrastando, utilize protetores de borracha nos pés das cadeiras e mesas. Em apartamentos, tapetes ajudam a reduzir a vibração e melhoram o conforto acústico geral.

MATERIAIS UTILIZADOS NO ISOLAMENTO

Entre os materiais mais empregados estão a manta acústica para piso, indicada para absorver impactos, e as lãs minerais como lã de vidro e lã de rocha, que apresentam bom desempenho tanto no isolamento sonoro quanto térmico.

Espumas acústicas, materiais à base de fibras naturais e o poliestireno expandido também aparecem como opções, cada um com características específicas de aplicação.

Mesmo de home office, o ruído pode influenciar a produtividade e gerar interrupções constantes. Conversas paralelas nos arredores e sons externos também dificultam a concentração e aumentam o estresse.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Bacharel em Jornalismo, com trajetória em redação, assessoria de imprensa e rádio, comprometida com a comunicação eficiente e a produç... saiba mais